Um doce de vez em quando não faz mal a ninguém

A receita de hoje não chega a ser saudável. Até porque nenhum doce é 100% “saudável” e deve realmente ser evitado quando se busca uma alimentação balanceada. Entretanto, sucumbir aos prazeres de um docinho eventualmente não mata ninguém.

Se você é como eu e não consegue resistir as maravilhas de uma boa sobremesa, vale optar pelas versões light com teor reduzido de gordura e açúcar. Assim, satisfazemos nossa vontade sem deixar que a extravagância pese na balança, na consciência e, principalmente, na busca por uma vida saudável.

Com isso, a receita de hoje é de sobremesa.

Torta de limão diet

Para a massa:
2 gemas
4 col. de sopa de adoçante para forno e fogão
4 col. de sopa (não muito cheias) de margarina light
10 col. de sopa de farinha de trigo
1 col. de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal

Para o recheio:
2 receitas de leite condensado diet
100 ml de suco de limão recém espremido

Para a cobertura:
2 claras em neve
2 col. de sopa de adoçante para forno e fogão

Modo de preparo:
Para a massa, misture com as mãos todos os ingredientes numa vasilha até formar uma massa lisa. Em um refratário redondo untado com margarina light, abra a massa delicadamente com as mãos. Assegure-se de subir uns três dedos de massa em toda a borda do refratário. Fure a massa com um garfo e leve ao forno (180ºC) até dourar. O tempo varia de acordo com o forno, mas no meu caso ficou mais ou menos 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, misture bem o leite condensado diet com o suco de limão com uma colher e coloque sobre a massa já em temperatura ambiente.
A cobertura na verdade é opcional. Como não sou muito fã de chantilly, acabei nem colocando. Mas para quem quer deixar o prato mais suculento, bata as claras em neve e acrescente o adoçante aos poucos. Coloque sobre o recheio e leve ao forno até dourar, em torno de 10 minutos com o forno em 200ºC.

Ok, mas aonde encontro leite condensado diet?

Em qualquer bom supermercado é possível achar várias marcas de leite condensado diet. Entretanto, prefiro as versões caseiras pois não contêm conservantes nem nada do tipo. Na vez que fiz esta torta, preparei o leite condensado em casa mesmo. Talvez valha a pena testar com os industrializados para ver se a receita fica boa, até porque eles economizam tempo se você estiver na correria.

Mas se você é que nem eu e gosta das coisas caseiras aqui vai. Procurando na internet é possível achar várias receitas de  leite condensado diet caseiro. A que eu usei é bem simples e deixou a torta super gostosa. Para uma receita bata no liquidificador 1 xic. de chá de leite em pó desnatado, 1/2 xic. de chá de adoçante para forno e fogão, 1 col. de sopa (não muito cheia) de margarina light e 1/4 xic. de chá de água fervendo. Atenção: é muito importante que a água esteja fervendo mesmo. Quanto mais quente, melhor. Deixe bater de 3 a 5 minutos. Depois, coloque na geladeira durante 30 minutos antes de utilizar no preparo do doce.

O bom desta torta é que fica deliciosa e não pesa muito na consciência ao comê-la. E se você não contar que ela é diet, ninguém vai perceber, prometo. Quando fiz, esperei todos provarem e confirmarem de que haviam adorado antes de contar que era sem açúcar. Ficaram chocados.

Da próxima vez que eu for prepará-la, já decidi que quero testar com farinha de trigo integral. Acho que não deve alterar em nada o gosto e as vantagens de usar ingredientes integrais são inúmeras. Mas essa história fica para uma outra hora.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s