As vezes a inspiração surge do nada

Foi só eu falar que não gostava de inovar na cozinha que acabei inventando meu almoço de hoje misturando uma receita que achei no livro Comer Light (aquele da Lucilia Diniz) com ingredientes que já tinha em casa fazendo pequenas alterações. A sugestão dela era fazer um macarrão com legumes, sendo eles abobrinha, cenoura e vagem cortados em tirinhas. Já tinha ouvido falar que quando fossemos optar por comer macarrão é sempre bom ter como acompanhamento legumes cozidos e fugir dos molhos carregados de gordura como aqueles com muito queijo e creme de leite. Então, nada melhor do que neste caso fazer um molho com os próprios vegetais.

Além disso, quando resolvo me atracar num belo prato de massa dou preferência pelo macarrão integral, que, como já falei, traz muitos benefícios ao organismo mesmo tendo uma carga calórica praticamente igual ao do refinado. Como moro sozinha e cozinho em pequenas porções, geralmente opto pelo Caseiro da Mãe Terra. Funciona do mesmo jeito que outros miojos tradicionais, mas é integral e não é frito no processo de preparação como os comuns. Além disso, não tem conservantes entre os ingredientes, o que é sempre um plus.

Aqui vai um alerta: viver de macarrão instantâneo destroi qualquer chance de manter uma alimentação saudável, mas como o problema deles está mais no tempero (carregado de sódio e gordura) do que na massa em si, aproveitar a praticidade que eles proporcionam e comê-los de vez em quando não faz mal. Neste caso, é sempre uma ótima pedida preparar o molho de acompanhamento em casa. Foi o que fiz.

Juntei a ideia do livro de unir legumes com o macarrão e inventei um molho vermelho com aspargos verdes frescos (que tinha sobrando em casa) e uma cenoura cortada em tirinhas. Para dar o toque final, acrescentei 4 colheres de sopa de molho de tomate Pomarola Lévia que tem menos sódio e menos gordura que os outros molhos industrializados. Se você quiser deixar seu prato ainda mais saudável, prepare o molho de tomate na hora com tomates picados, cebola, alho e um pouco de manjericão fresco. Como não tinha tempo hoje, resolvi usar o que já vem pronto.

No fim ficou uma delícia.

Se você tiver mais tempo e quiser incrementar ainda mais o prato, pode picar uma cebola e um dente de alho e acrescentar na preparação do molho. Além disso, pode salpicar um pouco de manjericão fresco por cima do macarrão quando estiver pronto. Gosto muito de usar manjericão nos pratos que preparo pois acho que ele traz um gostinho a mais que deixa a comida muito saborosa.

Por hoje é só.

Bon appetit!

P.S. Acabei de me dar conta que seria bom começar a publicar fotos das minhas preparações para acompanhar os textos. Ficar só no blá, blá, blá não é lá muito interessante. Prometo incluir imagens da próxima vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s