Vivendo e aprendendo

Ontem era para ter sido um jantar perfeito. Entretanto, no dia a dia vamos aprendendo que a arte de cozinhar não é uma ciência exata e as vezes as coisas não saem exatamente como planejadas.

Convidei meus tios e meu primo para jantarem na minha casa e pretendia preparar um cardápio sofisticado, mas simples, saboroso e saudável. De entrada, uma salada verde com cenoura ralada e tomate cereja. Nada de muito elaborado e confesso que comprei aqueles pacotes que já vem pronto para facilitar minha vida. Depois, servi medalhões de filé mignon ao molho de hortelã acompanhados de arroz com tomate seco. Por fim, a sobremesa foi uma espécie de gelatina de café cuja receita havia achado na internet há meses e estava esperando uma ocasião especial para testar.

O jantar aconteceu e a comida estava gostosa, mas várias coisas deram erradas durante o preparo. Primeiro, a sobremesa precisava ser batida na batedeira e eu só tenho liquidificador. Nota mental: comprar uma batedeira! Não vou entrar em detalhes, mas não funcionou muito bem e o que era para ter sido misturado não misturou direito. No fim o sabor estava bom, mas não fotografei para mostrar porque não ficou com uma cara muito apetitosa. Da próxima vez que fizer, se der certo, tiro uma foto para compartilhar.

A carne também não saiu exatamente do jeito que queria pois acabou passando um pouco do ponto. Confesso que foi a primeira vez que fiz filé mignon e não calculei bem o tempo que precisava ficar no forno. Deixei 40 minutos a 230ºC e ela ficou “bem passada”, o que não chega a ser um grande problema para quem prefere assim. Mas como todos os convidados, inclusive eu, preferimos carne “ao ponto”, não atingiu as expectativas. Agora já sei que o tempo ideal de preparo são no máximo 25 minutos.

Já o molho de hortelã ficou um pouco forte demais. Talvez tenha colocado hortelã demais durante o preparo. Mas colocando bem pouquinho em cima da carne deixou o prato bastante saboroso e com gosto diferente do que estava acostumada. Para o arroz, usei aqueles de saquinho que basta acrescentar água e deixar cozinhar por 20 minutos. Nada de mistério e ficou uma delícia.

O bom é que vamos aprendendo a cada dia com as novas experiências na cozinha. E como estou aprendendo a inovar e inventar coisas a partir do que sobrou, para meu almoço de hoje resolvi pegar o filé do jantar e acrescentar um molho diferente. Desta vez, fiz um de mostarda light para acompanhar a carne e ramos de couve flor cozidas. Foi uma ótima solução para salvar o que talvez não tenha saído perfeito da primeira vez.

A seguir a receita do molho de mostarda do cardápio de hoje. As receitas que não funcionaram muito bem do jantar de ontem compartilho num outro momento quando testar de novo e aprimorar o que fazer para ficarem perfeitas.

Molho de mostarda light

Molho de mostarda light

1/2 dente de alho amassado
Suco de 1/2 limão
1 col. de sopa de mostarda amarela ou escura
1/2 col. de sobremesa de azeite
1/2 pote de iogurte desnatado (+/- 100g)
1 envelope de adoçante (ou 1/2 col. de chá)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela misture com uma colher o alho, o suco de limão, a mostarda, o adoçante e o azeite. Em seguida, acrescente o iogurte a pimenta e o sal. Mexa bem até ficar com uma consistência homogênea. O molho fica bastante pastoso e muito saboroso.

Para quem é como eu e adora mostarda, vale colocar um pouquinho a mais para que o sabor fique mas acentuado. Já para quem preferir o molho um pouco mais fino, basta acrescentar água até atingir a consistência desejada. O bom desta receita é que possibilita a utilização do molho com praticamente qualquer coisa. Hoje usei para acompanhar filé e couve flor. Amanhã pretendo usar o que sobrou para temperar uma bela salada.

E como prometido, uma foto do meu almoço de hoje. Este sim ficou uma delícia!

Filé mignon ao molho de mostarda light, arroz com tomate seco e couve flor

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s