Cozinhando para uma pessoa

Eu adoro morar sozinha. Mas devo confessar que no quesito culinária as vezes isso acaba sendo frustrante. São inúmeras as receitas que tenho vontade de provar, mas quase todas elas rendem de 4 a 6 porções e fica inviável cozinhá-las só para mim. Por isso, de vez em quando faço pequenas modificações adaptando a receita para que sirva apenas uma pessoa.

Semana passada resolvi experimentar um recheio de espinafre com queijo branco que na receita original seria para rechear crepes de quinoa. Entretanto, como a receita dizia que rendia 7 porções, dispensei o crepe de quinoa e fiz a pasta de espinafre como recheio de um delicioso wrap. Infelizmente não tenho foto da minha preparação, mas o sanduíche ficou tão maravilhoso que certamente vou repetir a dose muito em breve. Prometo registrar o fato da próxima vez, com direito a fotos durante o preparo.

De qualquer maneira, aqui está a receita que acabei criando.

Wrap de espinafre com queijo minas frescal

1 unidade de pão folha integral
1/4 de cebola picada
170 g de espinafre lavado e picado
100 g de queijo minas frescal light (ou outro queijo branco de sua preferência)
3 fatias finas de blanquet de peito de peru light
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar macia. Em seguida, acrescente o espinafre e deixe refogar até murchar (+/- 5 minutos). Escorra a água que soltar da verdura. Junte o queijo e mexa por mais 2 minutos ou até o queijo começar a derreter. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar um pouco. Bata no processador até formar um creme homogêneo e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Para montar o wrap, abra o pão folha num prato. Distribua as fatias de peito de peru e por cima coloque o creme de espinafre com queijo. Feche o sanduíche enrolando o pão. Sirva em seguida.

Eu quis acrescentar o peito de peru neste wrap para dar mais uma fonte de proteína ao prato e torná-lo um jantar completo. Vale também misturar outros ingredientes ao creme de espinafre para rechear o wrap como tomate-cereja, cenoura ralada ou cogumelos em fatias. O legal de wraps é que são levinhos e podem ser recheados com praticamente qualquer coisa. Aqui o que vale é usar a imaginação para criar uma refeição saborosa e divertida.

Um alerta, ao refogar a cebola e o espinafre use APENAS um fio de azeite. É só o suficiente para não queimar os ingredientes no processo de cozimento. Usar mais é desnecessário e acrescenta muita gordura e calorias ao prato sem precisar. Se você tiver uma panela antiaderente melhor ainda pois não será preciso usar azeite algum.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Um pensamento sobre “Cozinhando para uma pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s