Com cobaias é sempre melhor

Estou aproveitando que minha mãe está passando duas semanas aqui em São Paulo comigo para fazer todas as receitas que sempre quis fazer mas achava desperdício fazer só para mim. Ou então aquelas que fica difícil cozinhar só para uma pessoa pois rendem muitas porções. O bom é que estou usando ela de cobaia em tudo. Mas até agora tem dado tudo certo e não houve reclamação de nenhum prato que preparei.

Para o nosso almoço de hoje, peguei uma receita do livro Receitas maravilhosas do Spamed para uma dieta de manutenção. Nele, é possível achar diversas opções saudáveis para quem busca manter sempre uma alimentação saudável, sem ter a necessidade ou vontade de emagrecer. Fiz algumas poucas modificações e ficou uma delícia.

Aqui está a receita do prato que eu fiz. Depois explico quais foram as pequenas modificações com relação à sugestão inicial.

Cação assado com brócolis e tomates ao forno

Cação assado com brócolis e tomates ao forno

2 postas de cação
1/4 pimentão vermelho cortado em tirinhas
80 g de brócolis
2 tomates
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
suco de 1 limão
1 tablete de caldo de legumes
sal, salsinha, orégano e curry a gosto

Modo de preparo:
Em um recipiente, tempere o peixe com 1 dente de alho, metade da cebola, o sal, a salsinha e o curry a gosto. Misture bem os temperos com as mãos para que entre bem na carne do peixe. Por fim, regue as duas postas com o suco de limão. Deixe marinar por 2 horas. Quando for assar, acrescente ao refratário o pimentão cortado em tiras. Leve ao forno em 200ºC por 20 cerca de minutos, até que o peixe fique macio.
À parte, coloque o brócolis, o outro dente de alho e o restante da cebola numa panela. Dissolva o caldo de legumes em 500 ml de água fervente e acrescente à panela. Cozinhe por aproximadamente 8 minutos, até o brócolis ficar al dente. Reserve até o momento de servir.
Por fim, num refratário pequeno, corte a tampa do tomate e retire as sementes. Tempere com orégano e sal a gosto. Leve ao forno em 200ºC até reduzir (aproximadamente 35 minutos).

A principal substituição que fiz com relação à receita original foi usar postas de cação ao invés de filé de pescada. A verdade é que você pode usar qualquer peixe para fazer esta receita. As únicas exceções talvez sejam salmão e atum por terem gostos bastante fortes e característicos. O melhor é usar um peixe branco como cação, robalo, pescada, linguado ou namorado que não vão competir com os temperos utilizados.

Outra mudança que fiz foi usar curry e não wasabi no tempero do peixe. Mudei única e exclusivamente por não gostar de wasabi pois acho forte demais. Mas com certeza, para quem gosta, a receita deve ficar sensacional sem essa mudança. Sugiro que preparem o prato com wasabi para me contarem depois como ficou!

Devo dizer, também, que adorei esta maneira nova de assar tomates. Ficou muito saboroso e o orégano deixou um gosto delicioso no tempero final da comida. O bom é que serve de acompanhamento para praticamente qualquer prato. Com certeza vou repetir!

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s