Praticidade na cozinha

Sempre chamei de risoto apenas aquele clássico italiano feito com arroz arbóreo e muito queijo cremoso. Mas um dia vi uma receita de “risoto” que nada mais era do que arroz misturado com outros ingredientes. Deste então, ainda com certo receio, mas enfim, passei a chamar de risoto qualquer arroz incrementado. Não é que me abriu horizontes?

Pois bem. Ontem para acompanhar o Bife Rolê no almoço resolvi inventar um “risoto” modificado super simples. O motivo? Restos de ingredientes que tinha em casa. Não adianta, depois que a pulga da invenção na cozinha morde você, preparações inusitadas começam a surgir.

O resultado foi ótimo! Nunca fiz um arroz tão simples que tenha ficado tão saboroso. Aqui está a receita que inventei.

Risoto modificado de aspargo

Risoto modificado de aspargo

1 saquinho de arroz integral Taeq
4 talos de aspargo verde fresco
1/2 saquinho de tempero Meu Arroz
1 tablete de caldo de vegetais

Modo de preparo:
Ferva 500 ml de água numa panela antiaderente grande. Acrescente 1/2 saquinho de tempero Meu Arroz. Quando a água estiver borbulhando, coloque o saquinho de arroz integral e deixe cozinhar por 25 minutos. Retire o saquinho e deixe toda a água escorrer. Não despreze a água do arroz, mantenha ela na mesma panela. Reserve o arroz num recipiente.
Corte os aspargos em pedaços pequenos (aproximadamente 2 cm. cada um). Dissolva o caldo de legumes na mesma água do arroz e ferva. Quando estivar borbulhando, coloque os aspargos e deixe cozinhar por 8 minutos.
Coe os aspargos e devolva o arroz para a panela. Mexa bem para que os vegetais se misturem com o arroz. Ligue o fogo por apenas 2 minutos só para esquentar novamente o arroz. Sirva a seguir.

Sou fã desses saquinhos de arroz integral da Taeq. Para uma pessoa, são super práticos pois proporcionam de 3 a 4 porções sem precisar ficar cozinhando arroz todos os dias. E o melhor, não perde o sabor ao ser guardado na geladeira de um dia para o outro.

Além disso, como o arroz é parboilizado, cozinha bem mais rápido do que o arroz integral comum, que demora de 35 a 40 minutos para ficar pronto. Sem contar que o arroz integral é ótimo para quem quer seguir uma alimentação balanceada, pois proporciona inúmeros benefícios à saúde por ser rico em fibras e minerais essenciais.

No preparo do risoto, usei temperos prontos como o Meu Arroz e o caldo de legumes por praticidade. Outra opção é picar alho e cebola antes de cozinhar o aspargo e ferver junto com a água. Assim, acrescenta um gostinho na hora que estiver cozinhando. O bom desta receita é que ela é super fácil e pode ser feita com qualquer legume que você tiver sobrando em casa. Outra opção seria substituir o aspargo por cenoura, abobrinha, pimentão, vagem, ervilha torta. Enfim, qualquer coisa mesmo.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s