Esquentando as noites mais frescas da primavera

Tudo bem que o inverno já acabou. Mas isso não quer dizer que não podemos nos deliciar com um belo prato de sopa nas noites mais fresquinhas da primavera. Foi o que resolvi fazer hoje, já que estes dias tem feito um friozinho aqui em São Paulo. Isso sem contar que a sopa é sempre uma ótima opção para ajudar a manter uma alimentação saudável porque não carrega muitas calorias, é nutritiva e satisfaz. Sempre que posso, opto por jantar uma sopa acompanhada de salada verde e uma fatia de pão integral. É só ficar longe dos cremes carregados de queijo e creme de leite que não tem erro.

Tendo dito isso, confesso que as vezes tenho preguiça de fazer sopa. Sempre acabo tendo que fazer litros e litros, o que, para quem mora sozinha, é bastante desagradável. Fico com restos intermináveis de sopa guardada na minha geladeira e tenho que comer a mesma coisa dias a fim para acabar com tudo.

Mas para garantir que um jantar à base de sopa seja saudável, é imprescindível fugir e não cair na tentação de comer aquelas que vem nos saquinhos em pó. Eu sei que é bem mais fácil só ferver a água e fim, mas as sopas em pó são carregadas de sódio e outros conservantes. Ou seja, não fazem nada bem para nossa saúde. O melhor mesmo é preparar a sopa em casa, por mais trabalhoso que seja.

Por sorte, encontrei algumas receitas na medida que rendem de 1 a 2 porções. Elas são perfeitas para quem, como eu, mora sozinho e não quer ser obrigado a comer a mesma coisa o mês inteiro. A receita da minha sopa de hoje é super simples de fazer e não leva muitos ingredientes. Além disso, combina uma boa dose de proteína, carboidrato e legumes. Vale provar porque ficou deliciosa!

Sopa de cenoura com carne

Sopa de cenoura com carne

80 g de coxão mole
100 g de cenoura ralada
100 g de batata ralada
80 g de alho-poró em rodelas
1/2 cebola picada
1 dente de alho
100 ml de leite desnatado
1 col. de sobremesa de amido de milho
1 tablete de caldo de carne
1 tablete de caldo de vegetais
sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Pique metade da cebola e o dente de alho e misture na carne com as mãos. Em uma panela antiaderente, refogue a carne com a cebola e o alho, regando com o caldo de carne até cozinhar e ficar macia. Reserve.
Em outra panela, refogue o alho-poró, a cenoura, a batata e o resto da cebola. Dissolva o caldo de legumes em 800 ml de água fervente e adicione à panela. Tempere com salsinha a gosto e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até que os ingredientes fiquem macios e o caldo da sopa aromatizado.
Em um recipiente à parte, dilua o amido de milho no leite desnatado, tendo cuidado para misturar aos pouco para não “empelotar”. Em seguida, misture ao caldo da sopa. Cozinhe em fogo baixo até ficar com consistência cremosa (aproximadamente 20 minutos). Logo antes de servir, aqueça a carne e junte na sopa.

Rende 2 porções.

Nunca tinha feito uma sopa tão rápido. Geralmente demora horas para que um simples caldo de legumes fique pronto. Justamente por isso, adorei esta receita que provei hoje. Foi rápida, simples e prática. As duas porções que rende são um tanto generosas, até daria para considerar três porções. Mas como a sopa não é nada calórica, vale comer uma porção um pouquinho maior para não sobrar tanto.

Para quem não é fã de alho-poró, uma sugestão é substituir por couve-manteiga, ou ainda, folhas picadas de escarola. Ambas são opções ótimas para acompanhar a cenoura. Além disso, é possível incrementar ainda mais o caldo colocando alguns outros ingredientes como abobrinha ralada ou pimentão vermelho picado. Fica sensacional.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Esquentando as noites mais frescas da primavera

  1. Essa sopa é perfeita pra esse período aqui em Brasília.
    Agora está fazendo mais frio do que fez em todo o inverno.

    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s