O sabor delicado dos peixes

Depois que descobri as maravilhas dos peixes minha vida mudou completamente. Entre as carnes é a melhor opção, já que concentra gorduras essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a ômega 3, sem ter altas quantidades de gordura saturada que prejudicam a saúde, como ocorre nas carnes vermelhas.

O que para muitos é uma desvantagem nos peixes, para mim o sabor suave que eles apresentam é um dos seus principais atributos. Por não ter um gosto acentuado demais, o salmão e o atum são exceções a regra já que tem um sabor bastante pronunciado, admite qualquer tipo de tempero, molho ou acompanhamento na hora do preparo. Que cozinheira não adoraria poder brincar com a imaginação sem ter que se preocupar se os diversos temperos vão entrar em conflito na hora da refeição?

Por essas razões, hoje minha dieta baseia-se em grande parte no consumo de peixes nas mais variadas combinações. E para meu almoço de hoje, resolvi testar uma receita que me pareceu bastante simples com potencial para ser incrivelmente saborosa. Acertei em cheio.

Cação ao molho de amêndoas

Cação ao molho de amêndoas

2 postas médias de cação
1 dente de alho picado
1/4 de cebola picada
1 tomate italiano picado
2 rodelas de pimentão vermelho picadas
30 g de amêndoas trituradas
1 col. de sopa de mostarda
1 col. de chá de amido de milho
1 limão
2 col. de sopa de raspas de casca de limão
sal, pimenta-do-reino, sálvia e salsinha a gosto

Modo de preparo:
Tempere o peixe com sal, pimenta, sálvia e suco de limão e deixe marinar por 1 hora. Após esse tempo, ferva 500 ml de água em uma panela de vapor com as raspas de casca de limão e a salsinha. Coloque o cação, tampe e cozinhe em fogo baixo até ficar macio (aproximadamente 20 minutos).
Para o molho, refogue a cebola, o alho, o tomate, o pimentão e a mostarda em uma panela antiaderente. Cozinhe em fogo baixo até reduzir. Deixe esfriar e bata no multiprocessador com o amido de milho até ficar homogêneo. Retorne para a panela e cozinhe em fogo baixo por mais alguns minutos. Acrescente as amêndoas e misture bem. Na hora de servir, regue o molho por cima da posta de cação.

Nesta receita, as amêndoas deram um toque essencial ao que normalmente seria um simples molho de tomate. Além disso, a mostarda deixou o prato com um gostinho levemente apimentado. No fim, a combinação ficou uma delícia.

Tendo dito isso, neste caso percebi que meu jeito tradicional de fazer molho de tomate talvez não tenha sido o melhor neste caso. Por não peneirar o molho, os pedaçinhos de tomate e cebola que ficam no molho competiram com as amêndoas trituradas. Acho que para poder sentir melhor o sabor delicado delas, deveria ter peneirado o molho e acrescentado um pouco de água na preparação para que ele ficasse um pouco mais ralo.

De qualquer maneira, ficou bastante saboroso da forma como preparei. O bom é que vamos aprendendo coisas novas com cada preparação e agora já tenho algo novo para testar da próxima vez que fizer este prato.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s