Abuse dos temperos naturais

Saber temperar bem um prato é o segredo para qualquer receita transformar-se numa verdadeira experiência gastronômica. Além de tornar a comida mais saborosa, os temperos têm o poder de deixar qualquer prato diferente e fantástico sem comprometer muito o sabor original da comida.

Agora, saber escolher ou preparar molhos e acompanhamentos gostosos sem comprometer a saúde e a alimentação já é uma tarefa bem mais complicada. Isso porque a grande maioria das receitas tradicionais de molhos apetitosos levam quantidades absurdas de queijos, cremes e óleos gordurosos na sua preparação.

Por isso, como prometido ontem, compartilho aqui a receita de um molho super saboroso e verdadeiramente light que é um ótimo acompanhamento para saladas ou legumes diversos.

Molho de cream cheese ao curry

Vagem cozida com molho de cream cheese ao curry

2 col. de sopa de cream cheese light
1 dente de alho picado
1 col. de chá de curry
1/2 col. de chá de salsinha picada
1 col. de sopa de vinagre de vinho branco
1/2 col. de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes num recipiente até formar uma pasta homogênea. Se preferir, leve ao liquidificador para que fique mais lisa. Sirva frio ou quente.

Este molho é realmente mais light do que outros que levam queijos mais gordurosos entre os ingredientes. De qualquer maneira, ele não deixa de ter um valor calórico considerável já que inclui cream cheese (mesmo que light, ainda tem sua dose de gordura) e azeite (que, mesmo sendo a melhor gordura para o organismo, tem valor calórico relativamente alto e deve ser consumido sempre com moderação) entre seus ingredientes.

Uma opção para que a preparação fique ainda mais light é substituir o cream cheese light por queijo cottage. Ou ainda, é possível dividir a quantidade indicada pelos dois para fazer uma combinação diferente. No caso, foi o que eu fiz. Inclui 1 col. de sopa de cream cheese light e 1 de queijo cottage, zero gordura. O sabor, no fim, ficou divino e a substituição ajudou a emagrecer ainda mais o molho sem comprometer em nada o gosto.

Se você não é muito chegado em vinagre, tente colocar um pouco menos do que a quantidade sugerida pois o sabor fica bastante predominante. Mas nada que comprometa o conjunto final. E, claro, sempre dá para acrescentar uma pitada de curry a mais para camuflar o gosto característico do vinagre.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s