Quando as aparências enganam

Há quem diga que metade do glamour de um prato está na sua apresentação. Até certo ponto eu concordo. Nada melhor do que degustar de uma preparação esteticamente bela. Entretanto, nada impede que um prato “aparentemente sem graça” seja também uma delícia gastronômica.

Digo isso porque a receita que vou compartilhar aqui hoje não ficou com uma cara muito especial. Não que tenha ficado feia ou esquisita. Apenas não ficou nada de mais. Apesar disso, o sabor estava digno de qualquer outra preparação que eu já tenha publicado no blog. Sendo assim, não vejo porque não divulgar a foto junto da receita, mesmo que não aparenta lá muita coisa. Prometo que neste caso as aparências enganam.

Depois de saborear aquela bela sobremesa que postei ontem, nada melhor do que uma sopinha leve e gostosa para fechar a noite com pé direito. Resolvi, então, testar mais uma das inúmeras receitas que encontro por aí nos livros de culinária saudável que compro. A escolhida da vez foi levando em conta os ingredientes que já tinha sobrando em casa. Tudo para facilitar a vida de quem mora sozinha.

Sopa creme de cebola

Sopa creme de cebola

100 g de cebolas descascadas
80 g de batatas descascadas
1/2 tablete de caldo de legumes
60 g de peito de frango
1 dente de alho
1 col. de sopa de molho inglês
1 col. de chá de queijo ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente, refogue 90 g das cebolas cortadas grosseiramente com alguns pingos de água até começarem a clarear. Dissolva o caldo de legumes em 500 ml de água fervente e adicione à panela. Corte as batatas grosseiramente e junte às cebolas. Cozinhe em fogo baixo até que ambas fiquem macias. Deixe esfriar e leve ao multiprocessador para formar um creme homogêneo. Reserve.
Tempero o frango com o sal e a pimenta e corte em cubinhos. Pique o restante da cebola e o alho e refogue com o frango em outra panela antiaderente. Acrescente o molho inglês e deixe cozinhar até que o frango fique macio. Reserve.
Em um refratário individual, junte o creme de cebola e o frango refogado. Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (240ºC) para gratinar. Sirva em seguida.

Uma boa pedida para acompanhar uma sopa levinha como esta é uma bela salada. Não precisa ser nada muito incrementado. Basta rasgar algumas folhas de alface, cortar algumas fatias bem fininhas de pepino e salpicar algumas baby carrots por cima. Pronto, assim temos uma saladinha simples, fácil e gostosa para completar o jantar.

Outras sugestões para comer junto de sopas de modo geral são duas torradas integrais ou uma fatia de pão integral com um pouco de geleia do sabor que preferir. Neste caso optei pela salada e não pelas torradas já que a sopa tinha bastante carboidrato por causa das batatas. De qualquer maneira, ambos são ótimos acompanhamentos e tornam a combinação sopa + salada ou torrada integral um jantar leve e saudável.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s