Tornando clássicos gordurosos em pratos leves sem perder o sabor

Quem não gosta de um farto prato de strogonoff de frango com arroz branco e batata palha? A combinação, originária da Russia, já é considerada parte integral da culinária brasileira e aparece com frequência nas refeições nacionais. Alias, o prato é bastante popular em várias partes do mundo, sendo que cada país dá seu toque especial à preparação.

Tudo isso é muito legal, mas não podemos esquecer que a receita clássica de strogonoff leva bastante creme de leite, um pecado gorduroso para qualquer dieta balanceada. Mas é possível degustar de variações deste tradicional prato sem abrir mão de uma alimentação saudável. Algumas poucas modificações tornam o strogonoff leve e prático, e nem por isso deixa de ser altamente saboroso.

Confira uma receita levemente modificada para quem deseja degustar um belo strogonoff sem comprometer a busca por uma alimentação saudável.

Strogonoff de frango

Strogonoff de frango

100 g de filé de frango
1/4 de cebola picada
1 dente de alho picado
100 g de tomate picado
50 g de champignon fatiados em conserva
100 ml de leite desnatado
1 col. de sopa de molho inglês
1 col. de chá de catchup
1 col. de chá de mostarda
1 col. de sopa rasa de farinha de trigo
sal, pimenta-do-reino, orégano e salsa a gosto

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino e corte em cubinhos. Em uma panela antiaderente, refogue a cebola, o alho e o frango com o molho inglês e o orégano até que a carne fique branca e macia. Acrescente o tomate, o champignon e a salsa e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos até que o tomate murche.
No liquidificador, bata o leite, a farinha, a mostarda e o catchup até ficar homogêneo. Junte aos demais ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o molho engrossar. Sirva em seguida.

Não vou mentir, o gosto não é exatamente o mesmo do strogonoff tradicional com creme de leite. Entretanto, a pequena substituição do creme pelo leite desnatado e a farinha deixa a receita mais leve e não fica devendo em nada com relação ao sabor. É tão, ou mais, saborosa quanto a original.

Pessoalmente, nunca fui muito chegada em strogonoff com creme de leite. Mesmo antes de conhecer esta nova receita, fazia sempre da maneira tradicional até a hora de acrescentar o creme, que acabava dispensando. Com esta receita, a consistência do molho fica igual ao tradicional, mas sem aquele gosto pesado característico. Ou seja, acaba sendo uma versão bem mais leve e gostosa ao meu ver.

Se você não abre mão do strogonoff tradicional, procure usar o creme de leite light que tem menos gordura. Mas prove esta receita também. Aposto que vai aprovar a novidade. Ela é realmente uma delícia!

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tornando clássicos gordurosos em pratos leves sem perder o sabor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s