A simplicidade é uma aliada fundamental na cozinha

Vida de cozinheiro é complexa. Às vezes acontece um imprevisto e você se vê obrigado a suspender a preparação de um prato momentaneamente para, por exemplo, ir ao pronto socorro levar pontos na mão esquerda porque foi burra e se cortou abrindo uma lata de atum.

Mas tudo bem, nada que algumas horas não curem e lá você volta para a cozinha para terminar o que tinha começado. Não tem como deixar um prato potencialmente delicioso pela metade não é? Tem que terminar para comprovar que a receita valia a pena.

Bem, brincadeiras a parte, tive um pequeno imprevisto enquanto preparava esta receita de hoje. Mas no fim deu tudo certo, ficou sensacional e super recomendo. Entretanto, vou incluir aqui uma cautela: quando forem abrir a lata de atum, cuidado para não se cortarem como aconteceu comigo. Por sorte não foi profundo demais e ficou tudo bem, mas poderia ter sido bem pior.

Atum com salada de feijão

Atum com salada de feijão

3 col. de sopa de feijão cozido, seco e escorrido
1/2 lata de atum em pedaços conservado em água
1/4 de cebola roxa
3 tomates cereja cortados em quatro
salsa e orégano a gosto

para o molho
1 col. de sobremesa de azeite extra virgem
1/2 col. de sobremesa de vinagre de vinho branco
suco de 1/2 limão
1 dente de alho espremido
1 col. de sopa de raspas de limão

Modo de preparo:
Numa tigela grande, misture o feijão, o atum, a cebola cortada à julienne e os tomates. Para fazer o molho, misture o azeite, o vinagre, o suco de limão, o alho e as raspas de limão. Regue o molho por cima da salada e, por fim, salpique salsa e orégano a gosto.

Leve e saborosa, esta salada cai super bem num jantar corrido pois não precisa esquentar nem cozinhar nada. Como acompanhamento, uma ótima pedida inclui uma fatia de pão integral torrado e algumas folhas de rúcula ou escarola lavadas e rasgadas. A combinação fica super saborosa.

A minha sorte de hoje foi justamente o fato desta salada ser super simples e rápida de fazer já que não precisa de grandes ou elaboradas preparações. Não fosse isso, acho que não teria conseguido terminá-la depois que cheguei do pronto socorro com a mão enfaixada.

Por mais que tenha provado para mim mesma que sou capaz de cortar cebola em tirinhas com uma mão só espero nunca mais ter que passar pelo que passei. E não canso de repetir, quando for abrir a lata de atum, faça-o com cuidado. Mais vale gastar dois minutos a mais preparando a receita calmamente do que gastar uma hora e meia na emergência levando três pontos. Infelizmente tive que aprender isso na prática.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Um pensamento sobre “A simplicidade é uma aliada fundamental na cozinha

  1. Você vê que a blogueira é competente quando ensina até receitas que podem ser feitas apenas com uma mão, hehe.
    Brincadeiras à parte, melhoras, mulher!

    =***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s