Copinhos coloridos

As vezes falta um pouco de imaginação na hora de preparar pratos saudáveis e diferentes que servem de acompanhamento para uma carne no almoço ou jantar. Por isso, toda vez que encontro uma nova receita de legumes ou vegetais que acho interessante resolvo logo experimentar.

Foi assim que decidi preparar umas cenouras recheadas para meu almoço de hoje. No começo achei que teria um pouco de trabalho, já que o preparo envolve retirar o miolo da cenoura deixando-a com formato de copinho. Mas o processo foi bem mais simples do que imaginava e o sabor final valeu todo o esforço necessário.

Cenoura recheada com ricota

Cenoura recheada com ricota

1 cenoura grande e grossa (+/- 200 g)
50 g de ricota fresca
1/4 de cebola
1 col. de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:
Descasque a cenoura e corte em pedaços de aproximadamente 5 centímetros de altura. Com uma faca pequena, retire o miolo da cenoura para que os pedaços fiquem em formato de copinhos. Leve ao fogo em uma panela com água e cozinhe em fogo baixo até ficarem al dente (não mais do que 5 minutos). Importante: os copinhos devem permanecer firmes após o cozimento.
Pique a cebola e a cebolinha em pedaços bem pequenos. Em uma panela antiaderente, refogue até dourarem.
Numa tigela, amasse a ricota com a ajuda de um garfo. Acrescente a cebola e a cebolinha refogadas e misture com a ricota. Quando os copinhos de cenoura estiverem frios, recheie com o creme de ricota. Sirva frio.

Esta receita até exige um pouco de tempo e cuidado já que envolve a retirada do miolo da cenoura. Mas depois da primeira você pega a prática e flui com facilidade. Na receita original, sugeriam acrescentar vagem picada e refogada ao recheio. Entretanto, achei que dessa forma a cenoura ficaria carregada demais e não daria para sentir o sabor dos ingredientes individuais.

De qualquer maneira, adorei o resultado final. O bom é que este recheio também serve para complementar outros legumes. Uma sugestão é fazer o refogado com ricota para rechear tomates ou abobrinhas. E caso queira deixar o recheio ainda mais incrementado, experimente acrescentar uma pitada de pimenta calabresa. Com certeza dará aquele toque a mais.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s