Uma saladinha leve para acompanhar

Não importa qual seja meu cardápio do dia, faço questão de incluir uma salada no começo da refeição. Além de proporcionar nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, ajuda a saciar aquela fome inicial e evita possíveis exageros no decorrer do almoço ou jantar.

Mas nem sempre tenho muita imaginação na hora de montar minha salada. Dito isso, de vez em quando resolvo fazer uma pequena modificação aqui ou ali para variar um pouco. Esta receita não tem nada de muito diferente, mas a combinação dos ingredientes que usei com o tempero que inventei ficou tão gostoso que resolvi compartilhar.

Salada de pepino com tomate cereja

Salada de pepino com tomate cereja

4 folhas de alface crespa
3 tomates cereja
10 rodelas fininhas de pepino japonês

Para o molho
suco de 1/2 limão tahiti
1 col. de sobremesa de azeite extra virgem
1/2 col. de sobremesa de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Rasgue as folhas de alface e disponha num prato. Distribua os tomates cortados em quatro. Corte o pepino em rodelas bem fininhas e arrume por cima dos outros ingredientes.
Para temperar, misture o suco, o azeite e o vinagre balsâmico e regue a salada. Salpique pimenta-do-reino a gosto.

Quase dei o nome para essa salada de Caprese modificada porque a combinação do verde da alface com o vermelho do tomate e o branco do pepino me lembrou a clássica que é preparada com manjericão, tomate e mussarela de búfala. Depois achei que seria pretensão demais da minha parte querer que as pessoas conseguissem substituir queijo por pepino sem reclamar.

A verdade é que um dos maiores problemas das saladas mais elaboradas são os ingredientes gordurosos ou oleosos e altamente calóricos que são acrescentados à elas, como queijos, castanhas, tomate seco etc. Isso sem contar com os molhos pesados ou cremosos usados no tempero. De qualquer maneira, essa pequena substituição que fiz da mussarela de búfala por pepino japonês tornou esta salada bem mais leve e saudável. E o gosto, como já falei, ficou sensacional.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s