Um toque especial

Posso não ter comentado explicitamente, mas acho que já deu para perceber que a grande maioria das receitas que publico aqui não são de minha autoria. Geralmente encontro elas em livros de culinária saudável, resolvo testá-las em casa e quando vejo que dão certo e são gostosas compartilho no blog.

Dito isso, sempre acabo dando um toquezinho diferente nas receitas. São coisas pequenas, mas de vez em quando mudo um ou outro ingrediente (seja por praticidade ou gosto) ou então ajusto a quantidade ou modo de preparo de acordo com as minhas necessidades.

A receita de hoje não é originalmente minha. Mas fiz uma importante modificação já que a maneira como estava sugerida me pareceu que não ia funcionar muito bem. O resultado foi sensacional e acho que não ficou devendo em nada com relação ao modo de preparo descrito no livro. De qualquer maneira, aqui está a versão que eu fiz.

Nhoque de ricota e espinafre

Nhoque de ricota e espinafre

85 g de espinafre
1 dente de alho picado
1/4 de cebola picada
50 g de ricota fresca
1/2 tomate cortado em cubos
sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão a gosto

Modo de preparo:
Pique o espinafre e refogue numa panela antiaderente com a cebola, o alho, sal e pimenta-do-reino. Mexa até murchar e despeje a água que soltar do refogado. Numa tigela, esfarele a ricota com um garfo e misture com o espinafre. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça pequenas bolinhas e reserve.
Leve o tomate picado para uma panela antiaderente e tempere com manjericão e orégano a gosto. Cozinhe em fogo baixo apenas para aquecer e amolecer. Arrume as bolinhas num prato e regue com o molho de tomate por cima. Sirva em seguida.

Na receita original dizia para acrescentar 1 col. de chá de farinha de trigo nas bolinhas e cozinhá-las em água quente por 10 minutos. Entretanto, logo percebi que isso seria impossível pois certamente desmoronariam. E foi o que aconteceu com uma primeira que coloquei como teste.

No fim, resolvi não fazer isso e creio que não fez a menor falta. O sabor deste prato ficou uma maravilha e a combinação ricota, espinafre, tomate, manjericão e orégano é uma que não cansa nunca. Apesar de bastante saudável, esta receita não é exatamente leve nem pouco calórica já que contém uma quantidade considerável de queijo (que mesmo branco tem lá sua dose de gordura).

Entretanto, apreciando com moderação, a ricota é uma ótima fonte de proteína e uma excelente alternativa aos outros queijos amarelos mais gordurosos ainda. Vale a pena deixar-se deliciar com esta iguaria de vez em quando. E se for junto do espinafre, melhor ainda.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s