Para os patriotas de plantão

Não fico procurando pratos especiais para comemorar feriados nem nada do tipo (a não ser natal e ano novo, porque, né). Mas quando vi esta receita, pensei que seria uma opção divertida e engraçada para fazer num 7 de setembro qualquer.

Claro que o toque patriota vem diretamente das cores dos ingredientes. E caso você queira preparar este prato mudando as cores não teria o menor problema. Alias, variar é sempre legal. E a versatilidade deste prato permite mil e uma combinações. Ou seja, melhor impossível.

Pescada verde-amarela

Pescada verde-amarela

200 g de filé de pescada (ou outro peixe branco)
1 batata cortada em rodelas
1/2 pimentão verde em rodelas
1/2 pimentão amarelo em rodelas
1/2 cebola em rodelas
suco de 1 limão
200 ml de vinho branco
sal, pimenta-do-reino e salsa a gosto

Modo de preparo:
Tempere os filés de pescada com sal e pimenta a gosto. Mergulhe o peixe no suco de limão e vinho branco e deixe marinando por aproximadamente 30 minutos.
Numa forma refratária, arrume as batatas, as cebolas e os filés. Por cima, decore com as rodelas dos pimentões e regue com o molho da marinada. Leve ao forno médio (220ºC) pré-aquecido por 20 minutos, até que os filés estejam macios e cozidos. Polvilhe salsa a gosto e sirva em seguida.

Além de absurdamente fácil, este peixe é deliciosamente leve e saboroso. Os pimentões já funcionam muito bem como legumes de acompanhamento e a batata dispensa outra fonte de carboidrato. Com isso, nada melhor do que uma bela e colorida salada para acompanhar.

Se a intenção é preparar este prato realmente num 7 de setembro qualquer, vale brincar com outros pratos típicos dos vários cantinhos do país para acompanhar. Que tal fazer uma divina cartola com bananas, canela e açúcar como sobremesa? Por fim, salpique castanha de caju por cima do peixe depois de assado e antes de servir para dar aquele toque final.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s