Para entrar no clima natalino

Começo o mês de dezembro em clima natalino. Não prometo ter apenas receitas temáticas no blog neste fim de ano, mas com certeza algumas vão ser especiais para incluir nas ceias de natal e ano novo. E na verdade, esta receita de hoje nem é de natal exatamente e sim ótima para fazer no reveillon. Mas garanto que cai super bem na ceia do dia 24 também.

Tipicamente servidos na virada do ano, pratos feitos à base de lentilhas são sempre divinos. O único porém é ter que pré cozinhar essas deliciosas leguminosas para poder acrescentá-las a pratos como saladas ou fazer caldos ou sopas. Entretanto, meu faro de quem mora sozinha e busca facilidades na cozinha diariamente descobriu uma ótima alternativa.

A marca Camil tem uma coleção de produtos que já vem prontos em conserva, como feijões, lentilhas, soja e grão de bico. Já comprei o pacote de feijão branco e gostei tanto que dessa vez resolvi testar o de lentilha. Ambos são deliciosos e valem super a pena para economizar um pouco de mão de obra na cozinha.

Tenho apenas uma dica, como eles vem em conserva trazem junto aquela água carregada de sódio. O ideal é passar a lentilha ou o feijão em água corrente por alguns segundos para lavar bem e depois deixar escorrer um pouco antes de consumir. Assim é possível tirar um pouco do excesso de sal e o coração agradece.

Salda de lentilha e frango defumado

Salada de lentilha e frango defumado

80 g de lentilha cozida e escorrida
100 g de tomate picado
100 g de pimentão verde picado
1/2 cebola roxa picada
2 col. de sopa de vinagre balsâmico
1 col. de sopa de azeite
80 g de frango defumado desfiado (ou peito de frango defumado picado)
1 col. de sopa de queijo cottage
50 g de palmito pupunha fresco desfiado
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, junte a lentilha já cozida, escorrida e seca com o tomate, o pimentão e a cebola. Acrescente o vinagre balsâmico e o azeite e mexa bem. Reserve.
Num outro recipiente, misture o frango defumado desfiado com o queijo cottage até obter uma espécie de pasta semi-homogênea. Reserve.

montagem
Para montar a salada, coloque metade da mistura de lentilhas com os vegetais numa forma refrataria ou recipiente de vidro. Em seguida, faça uma camada com toda a pasta de frango e cottage. Despeje o restante da lentilha em outra camada e por fim decore com o palmito desfiado. Salpique pimenta-do-reino a gosto e sirva com torradas integrais.

O palmito pupunha fresco pode ser encontrado em qualquer supermercado. Ele vem em três versões: inteiro, cortado em rodelas como carpaccio ou desfiado. Nada melhor do que comprar o que já vem desfiado e não ter mais esse trabalho na hora de preparar o prato.

Com relação ao frango defumado, o melhor mesmo é comprar o frango inteiro e abri-lo tirando a pele para desfiar a carne. Entretanto, como estava preparando só para mim e não queria comprar um frango inteiro de 400 g resolvi comprar peito de frango defumado em fatias mesmo e picá-las antes de misturar com o cottage. Funciona perfeitamente.

Por fim, o cottage pode ser substituído por ricota se você preferir um recheio mais soltinho na salada. Como preferi fazer uma espécie de pasta com o frango, optei pelo cottage que dá uma consistência mais pastosa quando misturado com a carne. Mas ambos tornam a receita deliciosa.

Por hoje é só.

Bom appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s