Um pedacinho da Itália na sua casa

A culinária italiana realmente tem uma variedade incrível de pratos absolutamente deliciosos. O único problema são as porções exuberantes de macarrões regados com molhos altamente gordurosos que são servidas nos restaurantes mais tradicionais. Por isso mesmo, a melhor forma de saborear essas delícias da península são no aconchego da sua casa.

Minha sugestão de hoje é um belo polpetone recheado e regado com molho de tomate. Para quem não conhece, o polpetone nada mais é do que uma almôndega gigante que pode ser recheada com os mais diversos ingredientes. A versão tradicional inclui muçarela e presunto. Já na receita que testei (e super aprovei!), o recheio foi trocado para transformar o prato numa versão mais light. E digo sem sombra de dúvidas, ficou sensacional!

Polpetone recheado com queijo minas frescal e espinafre

Polpetone regado com molho de tomate

150 g de carne magra moída (ex. contra filé, coxão mole, alcatra, patinho etc.)
1 fatia de pão de forma integral light
1/2 cebola ralada
1 dente de alho ralado
60 g de queijo minas frescal light
100 g de folhas de espinafre cozidas
1 clara
1 col. de sopa de cebolinha picada
1 col. de sopa de salsinha
1/2 lata de tomate pelado
sal e orégano a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, hidrate a fatia de pão integral em 100 ml de água. Escorra a água, esprema bem e reserve. Em outra tigela, junte a carne moída, a cebola, o alho, a cebolinha, a salsinha, a fatia de pão hidratada e a clara. Tempere com sal a gosto e misture bem até ficar uma massa lisa e homogênea.
Divida a massa em 2 porções e forme bolinhos. Achate um dos bolinhos e coloque o queijo minas picado e o espinafre pré-cozido no meio. Feche a massa modelando em forma de polpetone. Certifique-se de que todo o recheio foi coberto. Repita o procedimento com o restante da massa.
Coloque os polpetones numa assadeira antiaderente e leve para assar em forno médio (210ºC) por 30 minutos. Vire na metade do tempo para assarem de maneira uniforme.
Para o molho, despeje 1/2 lata de tomates pelados numa panela antiaderente. Tempere com sal e orégano a gosto e cozinhe por 5 minutos mexendo bem para não queimar. Sirva os polpetones regados com o molho.

Rende 2 porções.

Polpetone recheado com queijo minas frescal e espinafre

Confesso que foi minha primeira vez fazendo polpetones (ou mesmo almôndegas, diga-se) então estava um pouco nervosa para saber se ia dar conta. No fim, deu super certo e o prato ficou uma delícia. Na receita original, o recheio do polpetone incluía apenas o queijo minas frescal. Entretanto, resolvi acrescentar o espinafre para encrementar um pouco mais.

De qualquer forma, como disse antes, o polpetone é um prato extremamente versátil que aceita diversos recheios diferentes. Se você preferir ficar no tradicional uma pequena variação usando muçarela light e peito de peru ao invés de presunto já ajuda a emagrecer um pouco a receita.

Outra opção é rechear a carne com vegetais como cenoura, pimentão vermelho e abobrinha cortados em cubinhos. Também fica sensacional. Como sempre, deixe sua imaginação voar e escolha ingredientes que agradem o seu paladar. Comer um belo prato com prazer não tem igual.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s