Cremoso sem perder a forma

Muitas pessoas reclamam da falta de sabor quando comem simples filés de peixes brancos grelhados ou assados. De fato, se não investirmos em adicionar diversos temperos na hora de preparar estes peixes, eles perdem qualquer possibilidade de ficarem saborosos ou interessantes.

Entretanto, isso não quer dizer que uma simples combinação de sal, pimenta e limão não possa trazer também uma simplicidade singela a um bom filé de peixe. Mas, de qualquer maneira, quando encontro receitas de molhos ou formas de preparo que me parecem diferentes e chamam a minha atenção corro logo para experimentar.

Filé de peixe cremoso

Filé de peixe cremoso

1 posta de cação (ou outro peixe a sua escolha)
1/2 pacote de sopa de cebola cremosa em pó
1 col. de sopa de requeijão light
1 col. de chá de gergelim
suco de 1 limão
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Tempere o peixe com pimenta-do-reino a gosto e reserve. Numa tigela, misture a sopa de cebola em pó com o requeijão até formar uma pasta homogênea. Besunte o filé inteiro com a mistura de maneira uniforme. Arrume numa forma refratária antiaderente e salpique as sementes de gergelim por cima. Leve ao forno pré-aquecido em 200 C por 15 minutos. Antes de servir, regue com o suco de limão.

É importante deixar claro que não há necessidade de temperar o peixe com sal previamente pois a sopa de cebola em pó já é bastante salgada. No máximo, utilize pimenta-do-reino ou pimenta calabresa para dar uma pegada mais forte se for o caso.

Como o requeijão derrete quando aquecido no forno, a pasta que cobre o filé do peixe fica cremosa e deliciosa. Já as sementes de gergelim ajudam a dar ao prato um toque oriental singelo. Até por isso, para os mais aventureiros, vale pegar um pouco de wasabi (uma raiz bem forte, tipicamente utilizada na culinária japonesa) e acrescentar na hora de comer. De qualquer maneira, só o peixe com o cremezinho e o gergelim já fica divino.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Um pensamento sobre “Cremoso sem perder a forma

  1. Oi, Gabi! Ainda estou acompanhando as receitas, tah? Mas não comento pq recebo direto no meu e-mail. Mas essa eu tive que vir aqui comentar, muito boa!!! Estou louca pra fazer e comer.

    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s