Especiarias do além

Adoro os sabores da culinária mundial. Acho fascinante que cada cantinho do mundo tem seus pratos e características diferentes na hora de preparar a comida. E desde que mergulhei no mundo da cozinha minha maior diversão (e meu maior desafio) é experimentar com os temperos e gostos de diversas tradições gastronômicas.

A culinária indiana é bastante característica e está relativamente bem difundida pelo mundo. A base dos pratos são os temperos e o sabor intenso que eles trazem à comida. Decidi começar com algo simples, peito de frango marinado com especiarias típicas. Aos poucos pretendo ir testando preparações mais elaboradas e desafiantes.

Frango picante com especiarias

Frango picante com especiarias

120 g de peito de frango
1/2 pote de iogurte natural desnatado
1 col. de chá de garam masala
1/2 col. de chá de molho de pimenta malagueta
sal a gosto
1 pêssego fresco (ou 2 metades de pêssego em calda)

Modo de preparo:
Corte o peito de frango em tiras pequenas. Numa tigela, misture o iogurte, o garam masala e o molho de pimenta. Tempere com sal a gosto. Separe 1/4 do molho e guarde na geladeira para a hora de servir. Despeje o restante dentro de um saquinho de plástico. Acrescente os pedaços de frango e misture bem para que tudo fique bem temperado. Feche o saquinho e deixe marinando na geladeira por 30 minutos.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque os pedaços de frango para cozinhar descartando o molho da marinada. Mexa o frango para ir cozinhando de maneira uniforme por aproximadamente 5 minutos (ou até ficar pronto). Reserve.
Corte o pêssego em pedaços e retire o caroço. Aqueça durante 2 minutos no microondas num prato apropriado. Na hora de servir, arrume os pedaços de frango e do pêssego assado em cima de 3 col. de servir de arroz integral e regue com o molho reservado na geladeira.

O garam masala é um tempero tipicamente indiano. Feito à base de uma mistura de especiarias, sua composição varia de região para região. Alguns dos ingrediente mais usados são cravo, canela, cominho, cardamomo, coentro e pimenta preta. Essa mistura é bem forte e traz uma pegada quente a qualquer preparação.

Pode até parecer estranho incluir o pêssego no meio desse prato, mas acredite, o docinho da fruta (ainda mais se você resolver optar pela versão em calda) ajuda e muito a contrapor os temperos fortes usados no molho indiano do frango. Eu sugiro ficar com o pêssego in natura assado no microondas (para não acrescentar açúcar demais presente nas frutas em calda). Caso não simpatize muito com pêssegos, pode trocar por outras frutas como a manga.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s