O poder sutil das ervas

Acho que comecei o ano inspirada. Desde que voltei de viagem tenho investido bastante em pratos com temperos e especiarias diferentes ou inusitadas. No fim das contas está servindo para que eu conheça novas maneiras de saborear o que tradicionalmente seriam refeições simples, sem graça ou apenas mais do mesmo.

O bom é que para mudar um prato e deixá-lo mais interessante não é preciso fazer muito. As vezes é só colocar uma erva a mais ou um tempero diferente que tudo muda completamente. O segredo está na combinação e nas proporções utilizadas. Na receita de hoje a mudança não foi grande, mas o sabor final impactou de maneira surpreendente.

Almôndegas temperadas com tomates estourados

Almôndegas temperadas com tomates estourados

115 g de carne moída magra
200 g de tomate cereja
1 dente de alho picado
1 col. de sopa de salsinha picada
1/2 col. de chá de cominho
2 col. de sopa de cebola picada
1 col. de chá de orégano
1 fio de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, misture a carne com o alho, a salsinha, o cominho, metade da cebola e metade do orégano. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com as mãos úmidas, molde quatro almôndegas pequenas.
Aqueça uma frigideira antiaderente e acrescente um fio de azeite. Cozinhe as almôndegas por aproximadamente 8 minutos mexendo delicadamente para que assem uniformemente. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque os tomates cereja com o restante da cebola picada. Salpique o restante do orégano e cozinhe mexendo esporadicamente até os tomates ficarem macios e começarem a estourar (aproximadamente 5 minutos). Sirva as almôndegas regadas com os tomates e acompanhadas de arroz integral ou pão árabe tostado.

Devido aos temperos usados, o sabor tradicionalmente italiano de almôndegas ao molho de tomate dá lugar à um gostinho árabe. Não chega a ser o que talvez conheçamos como árabe clássico (o tradicional quibe assado ou espetinhos de kafta), mas o tempero definitivamente remete à deliciosa culinária do oriente médio.

Entretanto, por mais característico que fique o sabor, não chega a ser algo forte ou impactante demais. Pelo contrário. A sutileza das especiarias combinadas nesta receita é apresentada aos poucos, permitindo que os sabores e temperos sejam percebidos delicadamente. No fim a experiência de saborear este prato é algo fantástico. Absolutamente imperdível.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s