Uma verdadeira alquimia gastronômica

A culinária tailandesa não está muito disseminada aqui no Brasil. Até por isso é bastante difícil achar um restaurante clássico tailandês mesmo numa metrópole com uma gastronomia tão diversificada e cultuada como a de São Paulo. Por ser amante dessa cozinha oriental pouco conhecida nestas bandas, acabo sentindo um pouco de falta dos sabores característicos e deliciosos de seus pratos típicos.

Por esta razão, resolvi comprar um livro dedicado à gastronomia tão especial e deliciosa desse país asiático. Aos poucos pretendo ir testando meus novos dotes culinários para adentrar nos desafios da cozinha oriental (uma das mais difíceis de reproduzir de maneira autêntica). Resolvi começar com um clássico: peixe ao molho de leite de coco. Simplesmente delicioso.

Tilápia à moda tailandesa com legumes no vapor

Tilápia à moda tailandesa com legumes no vapor

1 filé de tilápia (120 g)
1/2 pimentão vermelho pequeno
3 ou 4 talos de aspargo fresco
1/2 cenoura pequena
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
60 ml de leite de coco light
suco de 1 limão
2 col. de sobremesa de shoyu light
1/2 col. de sobremesa de gengibre em pó
1/2 col. de sobremesa de pimenta calabresa moída

Modo de preparo:
Numa panela, ferva 500 ml de água. Corte a cenoura e o pimentão em tiras finas de tamanho médio. Corte cada talo de aspargo em 3 ou 4 pedaços. Arrume os vegetais numa panela para cozimento a vapor. Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque por cima dos legumes. Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e cozinhe tampado de 6 a 8 minutos.
Para o molho, misture numa tigela pequena o leite de coco, o suco do limão, o shoyu, o gengibre e a pimenta calabresa moída. Despeje numa panela e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo com uma colher de pau até engrossar levemente (aproximadamente 3 minutos). Arrume o peixe e as verduras no prato e regue com o molho. Sirva acompanhado de arroz integral ou arroz jasmim.

A grande variedade de ingredientes e temperos acaba sendo uma das dificuldades na hora de preparar pratos típicos da culinária tailandesa. As receitas são uma verdadeira alquimia gastronômica. Para esta primeira experiência, escolhi um que foge um pouco à regra já que é altamente simples e fácil de preparar. Mas nem por isso os sabores clássicos são deixados de lado.

A combinação do leite de coco com o gengibre e a pimenta calabresa proporciona o que há de mais tradicional nesta gastronomia oriental. Ao mesmo tempo é possível saborear o doce, o amargo, o azedo e o apimentado. Uma verdadeira miscelânea de temperos que juntos tem a capacidade de transformar uma simples refeição numa experiência transcendental.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s