Opções saudáveis em meio à pecados cultuados

Hoje comemoro mais uma etapa vitoriosa aqui no blog. Este é meu centésimo post! Já são 100 receitas saudáveis e deliciosas para você testar também e juntar-se à tendência que tem tudo para pegar: comer com prazer sem deixar a saúde de lado. E para comemorar este aniversário, embarco em outra culinária tradicional, esta sim muito conhecida e apreciada aqui no Brasil: a mexicana.

Adoro a comida dos nossos vizinhos da América do Norte. O problema: a gastronomia mexicana geralmente inclui quantidades enormes de gorduras e frituras nas suas receitas clássicas. Pelo menos a que encontramos em restaurantes clássicos trazem este problema. Isso sem contar com as porções monstruosas servidas em cada pedido.

Por isso, fiquei super feliz quando achei esta receita. Menos gordurosa, mas não menos saborosa, pude constatar que é possível saborear os pratos típicos mexicanos sem muito peso na consciência ou na saúde. Basta saber escolher e adaptar as receitas para torná-las um pouco mais saudáveis. Aposto que ninguém iria notar a diferença.

Chili Tex-Mex de carne moída com feijão carioca

Chili Tex-Mex de carne moída com feijão carioca

75 g de carne moída magra
120 g de feijão carioca
20 ml de caldo de carne
1/2 pimentão vermelho pequeno
1 col. de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1 col. de sobremesa de pimenta chili em pó
1/2 col. de sobremesa de cominho em pó
3 col. de sopa de salsa (molho para taco)

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, refogue a carne com a cebola e o alho picados até começar a cozinhar. Acrescente o caldo de carne, o feijão, o pimentão e a salsa. Coloque a pimenta chili e o cominho e misture bem. Prove o sal e adéque a gosto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe tampado de 10 a 15 minutos. Sirva acompanhado de torradinhas integrais ou chips de batata.

Muito por causa da proximidade do México com os Estados Unidos, e o fenômeno da globalização generalizada que vivemos hoje, alguns pratos considerados tipicamente mexicanos na verdade são uma combinação de sabores criados na fronteira. Nem por isso estes pratos perdem seu charme e, talvez até em função disso, acabam ganhando um ar fussion diferenciado.

O chili clássico já é uma das melhores opções do cardápio mexicano por ter uma quantidade reduzida de gordura. O problema está nos acompanhamentos que muitas vezes são considerados indispensáveis como creme de leite fresco e queijo ralado. Na minha opinião estes ingredientes são desnecessários. Entretanto, se você sentir falta de um quê a mais, experimente substituir o creme de leite por iogurte desnatado e o queijo por uma porção pequena de mussarela light. Assim o prato continua leve sem ficar faltando nada.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s