Simples e saboroso

Uma das fontes mais magras de proteína é o peito de frango. Clássico e protagonista de quase todas as dietas ou planos alimentares, pode tornar-se entediante ou sem graça quando ficamos só nele. Uma alternativa é aventurar-se por outros corte do frango como coxas e sobre coxas. Quando cozidos sem a pele, estas carnes também são uma ótima fonte de proteína magra para incluir na alimentação.

A pele presente nestes cortes cotem altos índices de gordura que, quando não retirada, acaba infiltrando-se na carne. Apesar de não perder o sabor quando cozida sem a pele, a coxa de frango pode ficar um pouco simples demais se feita pura. A solução? É só caprichar no molho. Este que testei hoje é super simples e suave e ficou uma delícia.

Coxa de frango ao limão com gengibre

Coxa de frango ao limão com gengibre

2 coxas de frango
suco de 1 limão siciliano
1 col. de sobremesa de raspas de limão
1/2 col. de chá de gengibre em pó
1 col. de sobremesa de mel
1/2 col. de sobremesa de shoyu light
1 col. de sobremesa de água
sal a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, misture as raspas de limão com o gengibre e uma pitada de sal. Em outra tigela, junte o suco do limão, o mel, a água e o shoyu. Tempere as coxas de frango com a mistura de raspas de limão e gengibre. Massageie com as mãos para ter certeza de que as coxas estejam bem impregnadas com o tempero.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o frango. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos de cada lado até começar a dourar. Acrescente o molho, abaixe o fogo e cozinhe tampado por mais 5 minutos ou até que o frango esteja pronto e o molho tenha reduzido e caramelizado. Sirva acompanhado de legumes no vapor.

A receita pode parecer bem simples mas fica absolutamente deliciosa. Se o molho tiver reduzido demais e o frango não estiver cozido ainda, acrescente mais um pouco de limão e mel. Assim o tempero continua caramelizado e saboroso. Em último caso, coloque mais 1 col. de sopa de água para não secar completamente.

Este prato é ótimo para fazer num dia de semana corrido. Por não exigir nenhuma preparação sofisticada ou demorada, pode ser feito meia hora antes do horário do almoço sem correria. O sabor também não fica muito intenso, perfeito para quem prefere receitas mais suaves e delicadas.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s