O grão super poderoso

Tem um tempinho que a quinoa caiu nas graças dos nutricionistas e defensores da alimentação saudável por aí afora. Grão cultivado na região dos Andes desde a época dos Incas, a quinoa é um alimento altamente saudável e funcional. Tudo porque além de ser uma ótima fonte de carboidrato complexo contem também altíssimos níveis de proteínas indispensáveis para o bom funcionamento do corpo.

A quinoa é especialmente importante para os vegetarianos já que eles não ingerem níveis suficientes de proteínas que são mais comuns nos alimentos de origem animal. Altamente versátil, este grão pode ser saboreado como alternativa ao arroz, às massas ou mesmo ao cuscuz marroquino. Além disso, pode ser misturado à diversos vegetais formando um prato de acompanhamento super gostoso e nutritivo.

Canoas de abobrinha com quinoa

Canoas de abobrinha com quinoa

1/4 de xíc. de quinoa em grãos
1 abobrinha (pequena ou média)
1/2 cenoura pequena ralada
1 tomate cortado em cubinhos
50 g de alho-poró em fatias finas
1 dente de alho amassado
1/4 de cebola picada

Modo de preparo:
Corte a abobrinha ao meio no sentido longitudinal. Retire o miolo com o auxílio de uma colher. Ferva 500 ml de água e coloque as canoas da abobrinha para cozinhar por apenas 3 minutos. Elas devem apenas amolecer levemente mas continuarem al dente. Reserve.
Lave os grãos de quinoa em água corrente. Coloque para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.
Numa panela antiaderente, refogue a cebola picada, a cenoura ralada, o alho amassado, o alho-poró cortado em tirinhas finas e o tomate picado sem as sementes e o miolo. Quando estiverem macios, acrescente a quinoa já pronta e refogue por mais alguns minutos mexendo bem para misturar todos os ingredientes.
Recheie as canoas da abobrinha com a mistura de quinoa. Regue com azeite a gosto e sirva em seguida.

Rende 2 canoas.

Este prato é em si bastante versátil. Ele serve muito bem como 1 porção de prato principal vegetariano para uma pessoa ou como 2 porções de acompanhamento para alguma carne num almoço para duas pessoas. Como dá para ver na foto, a mistura de quinoa rende bastante e as canoinhas que preparei ficaram bem cheias. Se preferir, faça a receita para dividir por 4 canoinhas com menos recheio.

Sou fã de quinoa desde que conheci mas esta foi a primeira vez que preparei uma receita que a levasse como ingrediente. Acho que sempre tive medo ou receio de algo dar errado. No fim era pura besteira minha pois a quinoa cozinha praticamente do mesmo jeito que arroz. Ou seja, não tem muito como errar e fica simplesmente delicioso com qualquer coisa.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

2 pensamentos sobre “O grão super poderoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s