Dando aquela ajudazinha

As vezes lemos coisas contraditórias sobre como manter uma alimentação saudável. Já virou unanimidade o conceito de que é interessante reduzir a quantidade de carne vermelha que ingerimos e optarmos, sempre que possível, por carnes brancas como frango ou peixe. Isso porque os níveis de gordura saturada nas carnes brancas é menor, evitando o acúmulo delas nas artérias.

Até aí tudo bem. O problema é o risco que corremos de essa mudança gerar deficiências de nutrientes importantes como o ferro. Imprescindível para o transporte do oxigênio no sangue, o ferro tem como sua principal fonte justamente as carnes vermelhas.

Mas também não adianta apenas comer um filé dia sim dia não. Isso porque para ser melhor absorvido pelo organismo, o ferro requer uma boa dose de vitamina C, presente em grande quantidade nas frutas cítricas. A receita de hoje é uma combinação perfeita desses dois nutrientes. Com isso temos a certeza de que, mesmo nas poucas vezes em que comemos carne vermelha, o tão importante ferro será bem absorvido pelo corpo.

Carne à moda oriental com molho de laranja

Carne à moda oriental ao molho de laranja

1 filé magro pequeno (alcatra, patinho, filé mignon)
1 laranja
30 ml de suco de laranja
1 col. de chá de amido de milho
1 col. de sobremesa de shoyu light
50 g de cebolinha
50 g de aspargos frescos
1 col. de chá de pimenta calabresa
1/4 de cebola

Modo de preparo:
Corte a carne, a cebola, a cebolinha e os aspargos em tiras finas. Reserve. Numa tigela, misture o suco de laranja, o amido de milho e o shoyu. Reserve. Descasque a laranja e reserve 3 ou 4 tiras da casca (apenas a parte laranja). Corte a laranja em gomos e reserve.
Aqueça uma wok (ou frigideira grande) antiaderente. Refogue a carne com alguns pingos de água mexendo sempre até começar a cozinhar (aproximadamente 5 minutos). Reserve. Acrescente à wok a cebola, a cebolinha, os aspargos e as tiras da casca de laranja. Refogue por alguns minutos e adicione o molho reservado. Mexa bem por 1 minuto até começar a engrossar.
Devolva a carne à wok e misture aos vegetais. Mexa bem para terminar de cozinhar a carne e incorporar ao molho. Sirva com os gomos da laranja e a pimenta calabresa salpicada por cima a gosto.

Além de auxiliar na absorção do ferro, juntar frutas com carnes sempre traz uma mistura deliciosa de sabores ao prato. O toque azedinho do molho, cortesia da casca de laranja, fica uma delícia quando combinado com a cebolinha e os aspargos.

A técnica tradicionalmente oriental de usar a wok para este tipo de preparação facilita muito a vida na hora de fazer o almoço. A dica é deixar tudo pré arrumado já que a praticidade do preparo exige agilidade e rapidez. Se você quiser dar um toque agridoce ao molho, acrescente 1/2 col. de sobremesa de açúcar mascavo à mistura antes de colocá-la na wok. Fica divino.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s