Vai um cineminha aí?

Tenho um segredo para contar para vocês. Pipoca está liberado! Explico. Não estou falando daquele balde enorme de pipoca gosmenta de tanta manteiga que insistem em oferecer nos cinema por aí afora. Cada um desses baldes é uma fábrica de gordura saturada e milhares de calorias desnecessárias e totalmente dispensáveis.

Mas uma pipoquinha caseira, feita na porção certa, sem manteiga e com uma quantidade de sal moderada pode ser altamente saudável. Isso porque o milho da pipoca é riquíssimo em fibras, fundamentais para a saúde e bom funcionamento do intestino. Então, da próxima vez que bater aquela vontade de ir no cinema comer um saquinho de pipoca, fique em casa, alugue um filme e se delicie com esta receita. Você ainda economiza um bocado.

Pipoca caseira

Pipoca caseira

2 col. de sopa de milho para pipoca
sal a gosto

Modo de preparo:
Despeje o milho numa panela grande antiaderente. (IMPORTANTE: ela necessariamente precisa ser antiaderente. Se não for, coloque também 1 col. de chá de óleo de canola para que a pipoca não grude no fundo e não queime.) Sob fogo alto, segure a panela junto com a tampa certificando-se de que não irá soltar.
Mexa de vez em quando para que o milho não queime. Espere começar a ouvir o estouro da pipoca e continue sacudindo. Quando a frequência dos estouros diminuírem, desligue o fogo e abra a tampa com cuidado. Salpique sal a gosto e sirva imediatamente.

A primeira vez que fiz foi emocionante. Confesso que estava com um pouco de medo e como demorou um pouco para começar a estourar cheguei a pensar que não ia dar certo. Quando o primeiro milho estourou quase chorei de emoção. Foi lindo demais.

Pipoca com uva passa

Adoro pipoca caseira por ela ser muito mais fresquinha do que as do cinema ou de microondas. Isso sem contar que assim podemos controlar o tamanho da porção para não correr o risco de comer demais. (Aqueles sacos de microondas na verdade são enormes e servem muito mais do que uma pessoa, o problema é conseguir parar na hora certa.) E se você é que nem eu que adora misturar doce com salgado, sugiro acrescentar 2 col. de sopa de uvas passas. Fica uma delícia e assim evitamos recorrer ao chocolate.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s