Mexidão sofisticado e nutritivo

Da série de receitas de um prato só, aqui está mais uma deliciosa que se adapta super bem a qualquer gosto pessoal. Uma das vantagens de receitas como esta é a enorme versatilidade na hora de escolher os ingredientes utilizados. Não deixa e ser um incentivo para deixar nossa imaginação voar.

Eu resolvi preparar a receita da maneira como foi sugerida, modificando apenas a cor do pimentão. Com isso, preparei um prato monocromático (algo que me diverte profundamente não sei bem porque). Entretanto, você pode escolher mudar alguns deles para que o prato fique mais colorido, como o próprio nome sugere.

Quinoa primavera

Quinoa primavera

60 g (1/3 de xíc. de chá) de quinoa em grão crua
200 g de brócolis
2 peitos de frango cozidos desfiados
200 g de espinafre picado
1 pimentão verde médio picado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picado
azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Prepare a quinoa de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.
Numa panela funda, ferva 400 ml de caldo de galinha e coloque os peitos de frango temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto para cozinhar. Abaixe o fogo e mantenha uma leve fervura por 15 ou 20 minutos, até que o frango esteja bem cozido. Jogue fora o caldo e deixe os peitos esfriarem. Desfie ou corte em pedaços pequenos e reserve.
Numa frigideira antiaderente, refogue o alho e a cebola até ficarem macios. Acrescente o brócolis cortado em raminhos pequenos e o pimentão cortado em cubinhos.  Refogue por alguns minutos até os vegetais começarem a amaciar. Junte o espinafre e refogue mais um pouco até murchar.
Acrescente a quinoa e o peito de frango cozidos e misture bem. Refogue por mais alguns instantes para aquecer por completo. Sirva quente regado com azeite.

Rende 2 porções.

Apesar de exigir algum preparo prévio (como o cozimento da quinoa e do frango), este prato não deixa de ser super prático e rápido de preparar. O ideal na verdade é utilizar restos de quinoa ou peito de frango preparados anteriormente para confecção desta receita. Como eu sempre cozinho porções fixa para mim, quase nunca sobra nada e acabei tendo que fazer todas as etapas.

De qualquer maneira, o resultado final ficou absolutamente delicioso. Adoro pratos que trazem uma mistura reforçada de grãos integrais (como a quinoa), proteína (aqui no peito de frango) e muitos vegetais. Como falei, estes podem ser substituídos por qualquer outro a gosto do cliente. Experimente fazer com cenoura, aspargos, milho ou pimentão vermelho para deixar o prato bem colorido.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s