Gostinho aconchegante

Sou absolutamente apaixonada por salmão. Adoro ele de qualquer forma, assado, grelhado, defumado, cru. Acho que foi por isso que me encantei tanto com a culinária japonesa quando a conheci. Tem coisa melhor do que saborear deliciosas fatias de sashimi de salmão fresquinhas?

Muito por isso estou sempre a procura de novas receitas e maneiras de preparar um belo salmão. Desta vez encontrei uma dica para fazer um sopão tipicamente americano. Cheio de vegetais e com consistência mais grossinha, o fato de ter salmão como carro chefe deixou o prato simplesmente espetacular. Pretendo incluir na minha lista de jantares diários.

Salmon chowder (sopão de salmão)

Salmon chowder (sopão de salmão)

1 filé médio de salmão
1/2 cenoura média cortada em rodelas
2 talos de salsão cortados em pedacinhos
100 g de floretes de couve-flor
1 batata pequena
300 ml de caldo de vegetais
1 maço de dill fresco picado
1 col. de sopa de cebolinha picada
1 col. de copa de mostarda
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque e cozinhe a batata até ficar macia. Coe e amasse com um garfo para fazer um purê. (Se tiver restos de purê de batata na geladeira pode usar ele mesmo. Separe de 3 a 4 col. de sopa.) Reserve.
Numa panela antiaderente, refogue a cenoura e o salsão picados. Pingue um pouco de água para ajudar no processo. Acrescente o caldo, os floretes de couve-flor, a cebolinha e o salmão cortado em cubos grandes. Deixe ferver, abaixe o fogo e mantenha uma leve fervura até o salmão cozinhar (de 5 a 7 minutos).
Retire os pedaços do salmão e reserve num prato. À sopa, acrescente o purê de batata, o dill picado e a mostarda. Mexa bem para engrossar o caldo. Deixe ferver por mais alguns minutos, retorne o salmão cortado em pedaços ainda menores e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida.

Nunca fui muito fã de salsão então confesso que num primeiro momento fiquei nervosa quando vi os ingredientes desta receita. No fim resolvi testá-la do jeito que estava para ver no que ia dar. Para minha surpresa (e alívio) o sabor do salsão não se sobrepôs a nenhum outro dentro da sopa. Alias, ele complementou divinamente todos os outros sabores presentes.

A melhor parte mesmo é o saborzinho especial que o salmão acrescenta ao prato final. O fato dele ser cozido dentro do caldo com os legumes também ajuda a acentuar o gostinho característico desse peixe tão saboroso. Não mudaria nada nesta receita. E como já disse, entrou para minha lista de refeições que certamente repetirei diversas vezes.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s