Sabor e praticidade num só lugar

Uma das maneiras mais fáceis de preparar um belo prato com filé é fazendo um simples stir-fry oriental. Já compartilhei diversas receitas de stir-fry, mas até agora não tinha chamado por este nome. O stir-fry nada mais é do que pegar uma carne, alguns vegetais e um molho e preparar na panela wok.

Não chega a ser uma fritura já que o formato da panela evita com que os ingredientes fiquem nadando na sua própria gordura. Além disso, a rapidez com que os pratos são preparados fazem com que seja necessário quantidades mínimas de óleo (ou nenhum se a panela for antiaderente). O resultado são receitas super saborosas e saudáveis.

Tirinhas de carne apimentada

Tirinhas de carne apimentada

1 pedaço pequeno de filé magro
1 col. de sopa de shoyu light
1 col. de sopa de vinagre de arroz
1 col. de chá de açúcar mascavo
1/2 cebola
1 col. de chá de gengibre em pó
1/2 cenoura pequena ralada
1 col. de sobremesa de pimenta calabresa
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta a gosto e corte o pedaço de filé em tiras bem fininhas com uma faca afiada. Numa tigela, misture o shoyu, o vinagre de arroz e o açúcar mascavo. Acrescente a carne e mexa bem para incorporar todo o tempero. Deixe marinando por 30 minutos.
Aqueça uma panela wok antiaderente e refogue a cebola picada com o gengibre em pó. Adicione a cenoura ralada bem fininha e refogue por mais alguns segundos. Por fim, coloque a carne junto com o molho da marinada na panela. Mexa bem e deixe refogar até a carne cozinhar por completo (de 2 a 3 minutos). Salpique com pimenta calabresa e sirva por cima de arroz integral.

Uma dica para conseguir cortar a carne bem fininha é fazê-lo enquanto ela ainda estiver um pouco congelada. Assim fica mais fácil manipular o filé. Se quiser deixar o prato mais interessante, corte a cebola em tiras invés de picá-la. Com isso os pedaços de cenoura e cebola ficam do mesmo tamanho e deixam a receita esteticamente mais bonita.

Como toda receita oriental a intensidade do sabor depende dos temperos e da quantidade utilizada. A melhor parte desta carne desfiada é a pimentinha calabresa acrescentada ao final. Entretanto, se você não gostar muito de pratos picantes pode deixar de fora já que a marinada utilizada é bastante saborosa.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s