Clássicos modificados

Uma das minhas diversões é pegar receitas clássicas de uma determinada culinária e prepará-las no aconchego da minha casa da maneiras diferentes. Dessa forma, consigo controlar os ingredientes, o modo como a receita é feita e ainda consigo acrescentar um toque pessoal e único ao prato.

A escolhida da vez foi uma bem conhecida: a quesadilha mexicana. Tradicionalmente preparada na frigideira com bastante óleo, optei por uma versão um pouco mais leve. Simples e fácil de fazer, este prato é ótimo para um jantarzinho descontraído e especial naqueles dias que fugimos um pouco da dieta. Não tem como não gostar.

Quesadilha de frango

Quesadilha de frango

1 unidade de pão folha
1 filé de peito de frango médio
40 g de muçarela light ou 2 unidades de babybel light
sal e pimenta chili em pó a gosto

Modo de preparo:
Ferva 500 ml de caldo de galinha, tempere o filé de frango com sal e pimenta chili a gosto e cozinhe mantendo uma leve fervura por aproximadamente 20 minutos. Retire o frango da panela, deixe esfriar e desfie.
Abra o pão folha num prato e corte ao meio. Arrume uma primeira camada de queijo numa das metades da tortilha. Coloque o frango desfiado por cima do queijo e complete com outra camada de queijo em cima do frango. Tampe a quesadilha com a outra metade do pão folha.
Aqueça uma grelha elétrica em temperatura alta e coloque a quesadilha para grelhar. Asse por aproximadamente 5 minutos ou até derreter todo o queijo. Sirva acompanhado de molho salsa para taco ou guacamole a gosto.

A grande verdade é que esta receita pode ser feita de inúmeras maneiras. Além disso, é só trocar um ou outro ingrediente que o prato ganha nomes e nacionalidades diferentes. A quesadilha não deixa de ter semelhanças enormes ao clássico grilled cheese norte-americano que compartilhei aqui dia desses. A diferença acaba sendo apenas o tipo de pão utilizado.

Uma dica para deixar a quesadilha mais leve no cardápio do dia é fazer como eu fiz e usar só 1 unidade de tortilha dividindo-la ao meio. A clássica é feita com 2 unidades colocadas uma em cima da outra. Isso tudo se você for que nem eu e for preparar só para uma pessoa. Mas se a intenção for dividir com alguém, faça a receita completa e parta ao meio depois de pronta. Compartilhar pratos saborosos com pessoas queridas tem um gostinho a mais, não é mesmo?

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Clássicos modificados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s