Opções leves para as noites de verão

Sopinhas continuam sendo uma ótima opção para comer num jantar leve e gostoso. Mesmo nos dias quentes de verão, sempre é possível aproveitar as noites mais refrescantes para saborear um prato generoso de sopa bem temperada e cheia de ingredientes fantásticos.

Mas para não ficar na mesmice, vale a pena investir em receitas diferentes e inusitadas. Buscando inspiração nos cinco cantos do planeta conseguimos preparar sopinhas absolutamente divinas e ainda aprendemos um pouco mais sobre as diversas culturas gastronômicas que existem por aí.

Sopa de gengibre, frango e leite de coco

Sopa de gengibre, frango e leite de coco

200 ml de leite de coco light
120 ml de caldo de galinha
1 pedaço médio de peito de frango
3 milhinhos em conserva
50 g de cogumelo de paris em conserva
suco de 2 limões
2 talos de capim limão
1 cm de gengibre fresco ralado
1 col. de chá de pimenta do reino moída na hora
1 col. de sopa de molho de peixe nam pla
cebolinha, pimenta calabresa e coentro picado a gosto

Modo de preparo:
Numa panela, ferva o caldo de galinha e o leite de coco. Pique os talos de capim limão e acrescente à panela juntamente com a pimenta do reino moída e o gengibre ralado. Abaixe o fogo mantendo uma leve fervura e deixe reduzir por aproximadamente 10 minutos.
Coe o caldo e retorne à panela. Adicione o peito de frango cortado em cubos, os cogumelos e os milhinhos cortados em 4 no sentido do comprimento. Deixe cozinhar de 5 a 7 minutos ou até o frango ficar pronto. Por fim, misture o suco de limão e o molho de peixe. Sirva com cebolinha, pimenta calabresa moída e folhas de coentro a gosto.

Não preciso nem dizer que esta sopa é tradicional da culinária tailandesa. Para quem acompanha meu blog, já sabe que o leite de coco e o gengibre são ingredientes indispensáveis para fazer pratos deliciosos desse país asiático. A novidade desta receita é outro ingrediente muito utilizado nos pratos tailandeses: o molho de peixe tailandês.

Conhecido como nam pla, é feito à base de peixe fermentado e possui um sabor bem marcante e forte. Recomendo colocar bem pouquinho se não estiver habituado ao gosto e ir provando a receita à medida que for acrescentando o molho. Assim é possível adequar a quantidade ao paladar. De qualquer forma, o nam pla traz um sabor bem especial a esta sopinha singela.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s