Para não gastar tempo na cozinha

Nesses dias de dorme tarde/acorda tarde o ânimo para preparar algo elaborado para o almoço sai voando pela janela. Até porque, quem quer ficar horas na cozinha quando há coisas bem mais interessantes para fazer nesta tão esperada folguinha anual? A boa notícia é que não precisamos de muita imaginação ou esforço para deixar qualquer pratinho super gostoso.

A dica de hoje é ridiculamente simples e pode ser preparada 30 minutos antes da hora de comer. Se tiver pedaços ou sobras de peito de frango cozido guardado na geladeira o tempo cai para 10 minutos. Isso sem contar que os demais ingredientes são aqueles que sempre temos na despensa. Ou seja, esta é uma receita perfeita para fazer quando a fome aperta e as opções parecem inexistentes.

Frango desfiado com repolho ao molho de tomate

Frango desfiado com repolho ao molho de tomate

1 pedaço médio de peito de frango desfiado
100 g de repolho fatiado
1/4 de cebola fatiada
1 dente de alho
3 col. de sopa de molho de tomate light
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Leve para ferver 500 ml de água com um tablete de caldo de galinha dissolvido. Coloque o peito de frango temperado com sal e pimenta a gosto para cozinhar abaixando o fogo e mantendo uma leve fervura. Após 15 ou 20 minutos desligue o fogo, descarte o caldo, espere o frango esfriar um pouco e desfie.
Na mesma panela antiaderente, refogue a cebola fatiada e o alho picado com alguns pingos de água por 2 ou 3 minutos. Acrescente o repolho e mexa bem até começar a murchar. Por fim coloque o frango desfiado e o molho de tomate. Misture tudo e mexa por mais alguns segundos para terminar de aquecer por completo. Sirva acompanhado de arroz integral e legumes cozidos.

Se achar a receita muito simples e quiser incrementar um pouco há inúmeras sugestões de ingredientes que podem ser acrescentados ao refogado. Entre as opções destacam-se cenoura ralada, pimentão verde em tirinhas, vagem picada, ervilha fresca ou aspargos cortados no sentido longitudinal.

Outra dica para deixar a receita mais especial é preparar o molho de tomate em casa com 1 tomate cortado em cubinhos bem pequenos. Entretanto, o prato preparado da maneira indicada (como eu fiz) fica uma delícia por si só. E talvez o fato dele ser tão fácil, tão rápido e tão prático de fazer só aumente ainda mais seu poder de ser uma delícia. Quem disse que praticidade precisa significar falta de criatividade e sabor?

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s