Voltando das férias com leveza

Levanta a mão quem exagerou e chutou o balde nesse carnaval. Impossível se controlar 100%, não é mesmo? Mas nada de desespero, é só achar receitinhas mais leves para voltar a rotina com tudo. E que tal um peixinho saboroso e super saudável para “começar” a semana com o pé direito?

Minha dica de hoje é inspirada numa receita que achei na internet, mas a combinação final foi criação minha. Super simples mas ainda com toque sofisticado, este prato pode ser feito em qualquer dia seja para um almoço comum ou uma ocasião mais especial.

Tilápia ao limão com espinafre e arroz preto

Tilápia ao limão com espinafre e arroz preto

1/2 xic. de chá de arroz preto
2 filés médios de tilápia
150 g de espinafre
2 dentes de alho
1 limão siciliano em rodelas
2 ramos de mix de ervas para peixe (coentro, dill, salsa, manjericão)
sal, pimenta calabresa e azeite a gosto

Modo de preparo:
Ferva 2 1/2 xic. de água. Acrescente o arroz e cozinhe em fogo baixo com leve fervura de 40 a 45 minutos. Regue com um fio de azeite e reserve.
Tempere os filés com sal a gosto. Corte 4 folhas de papel alumínio grandes. Coloque duas em cima da mesa e arrume metade das rodelas de limão no centro. Posicione o mix de ervas por cima do limão e finalize com o filé de tilápia. Corte um dente de alho em fatias e arrume por cima do peixe. Por fim, lave bem as folhas de espinafre e coloque metade delas em cima do filé.
Feche bem o papelote de alumínio para que o vapor não escape enquanto estiver cozinhando. Repita com o outro filé e leve ambos para assar numa grelha elétrica em fogo alto. Cozinhe por 15 ou 20 minutos ou até o peixe ficar pronto. Abra o papelote com cuidado. Regue com azeite e salpique pimenta calabresa a gosto. Sirva acompanhado do arroz preto.

Rende 2 porções.

Simples e elegante, esta sugestão não deixa de contemplar uma refeição completa com direito a prato principal e acompanhamento. Entretanto, o espinafre e o arroz preto podem muito bem serem substituídos por outras opções caso preferir.

O trio de sabores, para meu gosto, ficou espetacular. O único porém desta receita é o tempo que demora para cozinhar o arroz preto. Por ser integral e ainda conter a casca, leva muito mais tempo para ficar na consistência exata. Entretanto, seu sabor delicado e exótico vale o tempo de espera para ficar pronto. Nem que seja uma vez na vida vale a pena experimentar.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s