Três em um

Começar o almoço ou jantar com saladas é uma ótima maneira de tornar a refeição mais saudável e ajuda a manter uma alimentação bastante equilibrada. Mas como fazer para não cair no tédio de sempre fazer a mesma coisa? Só alface, tomate, cebola todos os dias enjoa rápido, não é mesmo?

A boa notícia é que existem inúmeras receitas para preparar saladinhas simples e super saborosas. Na verdade, às vezes nem é preciso uma receita fechada. O bom da salada é que a imaginação é quem comanda. Aproveite o dia para visitar a feira do bairro, passeie pelas verduras e legumes e deixe a inspiração bater. O que fazer para a salada hoje?

Salada #1 – Brotos orientais

Salada #1 - Brotos orientais

1 prato de sobremesa de agrião
1 rabanete
1 punhado de broto de feijão
1 punhado de broto de alfafa
2 col. de sopa de vinagre balsâmico
1 col. de sopa de azeite
1 col. de café de gengibre em pó

Modo de preparo:
Lave bem as folha de agrião e arrume num prato. Fatie o rabanete em fatias bem finas, quase transparentes, com o auxílio de um cortador de legumes. Arrume por cima das folhas. Por fim, decore com um punhado de broto de feijão e um punhado de broto de alfafa.
Numa tigela, misture o vinagre balsâmico, o azeite e o gengibre em pó. Regue por cima da salada e sirva a seguir. Esta salada é ótima para acompanhar menus orientais de peixes grelhados ou sushis sofisticados.

Salada #2 – Caprese light

Salada #2 - Caprese light

1 tomate
2 col. de sopa de queijo cottage ou ricota
folhas de manjericão
azeite a gosto

Modo de preparo:
Corte o tomate em rodelas e arrume num prato de sobremesa. Separe o queijo e posicione no centro das fatias de tomate de forma que cada rodela tenha a mesma quantidade. Coloque uma ou duas folinhas de manjericão fresco em cada fatia e regue com azeite a gosto. Sirva a seguir. Esta salada é ótima para deixar uma refeição tipicamente italiana com massas e molhos mais leve sem perder o sabor.

Salada #3 – Espinafre com laranja

Salada #3 - Espinafre com laranja

1 prato de sobremesa de espinafre fresco
1 laranja
azeite e suco de limão a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as folhas de espinafre e arrume num prato de sobremesa. Descasque a laranja e corte em gomos. Posicione os gomos por cima do espinafre formando uma roda. Regue com azeite e o suco de 1 limão a gosto. Sirva a seguir.
Esta salada é ótima para acompanhar pratos de carne vermelha. O próprio espinafre já tem bastante ferro, assim como a carne, e a laranja e o suco de limão são ótimas fontes de vitamina C que auxiliam a absorção desse mineral tão importante para o corpo.

Com este post, resolvi dar algumas sugestões de saladas fáceis e deliciosas que ajudam a transformar qualquer refeição em algo especial. O legal destas entradas é que elas trazem um colorido sensacional ao prato e estão recheadas de ingredientes crocantes e fresquinhos.

Adoro inventar saladas novas, mas também me divirto fazendo sugestões de outras saladas que encontro nos livros de receitas que tenho. Casualmente, estas três foram criações minhas e todas ficaram fantásticas. Mal posso esperar o próximo dia de feira para passear e aproveitar para deixar minha inspiração fluir. O que será que vou preparar para a salada de hoje?

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s