Sofisticando o simples

Decidi que minha nova missão na vida é converter os céticos do tofu. Apaixonei-me tão completamente por esta delícia que procuro diariamente novas maneiras de prepará-lo e aumentar meu arsenal de receitas. E esse vício não poderia ser melhor. Isso porque este queijo feito à base de soja é super saudável e ótimo para quem tem intolerância a lactose.

Por ter um sabor tão suave, muitas vezes a razão pela qual as pessoas torcem o nariz para ele, o tofu aceita praticamente qualquer tempero. São estas combinações diferentes e inusitadas que fazem as receitas ficarem instigantes e deliciosas.

Steak de tofu com vegetais

Steak de tofu com vegetais

200 g de tofu firme
100 g de shitake fresco
100 g de baby carrots
2 dentes de alho
1 col. de sopa de mel
3 col. de sopa de shoyu light
1/2 col. de sopa de vinagre de vinho branco
1/2 col. de sobremesa de pimenta calabresa moída

Modo de preparo:
Corte o tofu em quatro pedaços iguais. Coloque num recipiente pequeno e regue com um pouco de shoyu. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos. Numa tigela, misture 1 col. de sopa de shoyu, o mel, o vinagre e a pimenta calabresa. Reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e refogue o alho e a cenoura com alguns pingos de água. Mexa por alguns minutos até começar a cozinhar. Acrescente o shitake cortado em tiras e refogue por mais alguns minutos até amaciar. Despeje o molho preparado reservado e mexa bem de 3 a 5 minutos até engrossar. Reserve os vegetais num prato.
Coloque 1 col. de sopa de shoyu na frigideira e posicione as fatias de tofu. Deixe aquecer sem mexer por 2 ou 3 minutos até começar a escurecer. Vire e repita o procedimento do outro lado. Sirva acompanhado dos legumes reservados e torradinhas integrais.

Das várias maneiras de preparar tofu que já testei algumas se destacaram e tornaram-se minhas preferidas, como o tofu assado com aspargos e o tofu texano. Mas a nova que trago hoje certamente entrou para a lista. Com ar gourmet, estes “filezinhos” de tofu são deliciosos e perfeitos para um jantar leve e sofisticado.

O bom desta mistura é que aceita algumas modificações caso prefira outros vegetais ou não tenha cenouras em casa. Vale testar com vagem macarrão, tiras de pimentão verde ou vermelho ou mesmo aspargos. A princípio qualquer vegetal de consistência firme combina bem com os “filezinhos”  de tofu.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s