Para não desperdiçar

Quem mora sozinho sabe, é duro planejar um cardápio semanal variado. Isso porque muitas vezes é difícil preparar certos alimentos, como arroz, feijão ou equivalentes, em porções individuais. Para não ter que apelar ao desperdício e sempre acabar jogando fora os restos, a imaginação e criatividade são indispensáveis.

Certo dia preparei quinoa para acompanhar meu almoço. Até tentei fazer uma porção pequena, mas acabou sobrando mesmo assim. Aproveitando as sobras da quinoa e de outros ingredientes que também tinham sobrado de dias anteriores acabei inventando esta mistura. Ficou deliciosa.

Quinoa com lentilha e frango desfiado

Quinoa com lentilha e frango desfiado

3 a 4 col. de sopa cheias de quinoa pronta
1 peito de frango médio desfiado
3 a 4 col. de sopa de lentilha cozida
1/4 de cebola
1 dente de alho
50 g de repolho fatiado
1/2 pimentão vermelho pequeno
sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparo:
Pique a cebola e o alho e refogue numa panela wok antiaderente com alguns pingos de água até murchar (de 3 a 4 minutos). Acrescente o repolho e o pimentão cortado em cubinhos e mexa mais um pouco. Coloque a quinoa, o frango desfiado e a lentilha já cozidos e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Deixe refogar por alguns minutos até aquecer por inteiro. Tempere com sal e pimenta e regue com azeite a gosto. Sirva a seguir.

Não há nenhum mistério nem grandes inovações nesta receita. Ela funciona apenas para ressaltar como um pouco de criatividade e praticidade na cozinha podem gerar refeições simplesmente fantásticas. O legal é usar o que tem na geladeira mesmo, assim cada um acaba criando variações e misturas únicas.

Para incrementar um pouco mais o prato, vale sempre acrescentar outros vegetais à mistura. Mas para manter a praticidade invista em restos que já tem pronto. Brócolis ou espinafre cozidos no vapor complementariam brilhantemente esta combinação de sabores.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s