Rapidez deliciosa

Para quem tem pouco tempo para gastar na cozinha nada melhor do que um prato simples e delicioso para preparar numa segunda-feira movimentada. Adoro pegar inspirações de pratos do extremo oriente, já que estes tradicionalmente são recheados de sabores intensos e geralmente não requerem muito esforço para deixá-los fantásticos.

Cada país tem seus temperos característicos, mas às vezes combinações são feitas para deixar o prato ainda mais interessante. Por mais que o leite de coco seja mais comum nos pratos tailandeses, achei esta receita dita indiana que leva o ingrediente. Pode até ser que não seja tipicamente indiana esta delícia, mas o importante é que ficou sensacional.

Frango à indiana com aspargos

Frango à indiana com aspargos

1 peito de frango médio
200 g de aspargo
30 ml de leite de coco light
1/4 de cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 col. de sobremesa de cominho em pó
1/2 col. de sobremesa de gengibre em pó
sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo:
Corte o peito de frango em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque metade do cominho e gengibre em pó. Mexa um pouco e acrescente alguns pingos de água e os pedaços de frango. Cozinhe mexendo sempre até o frango estar quase pronto (aproximadamente 5 minutos). Reserve o frango num prato.
Despeje o restante do cominho e gengibre em pó na frigideira. Acrescente a cebola e o alho picados, a pimenta calabresa a gosto e os aspargos cortados em pedaços médios. Cozinhe mexendo sempre por alguns minutos até ficarem al dente. Se necessário, pingue um pouco de água para auxiliar no cozimento.
Retorne o frango à frigideira e continue mexendo. Despeje o leite de coco e cozinhe até reduzir e engrossar (aproximadamente 3 minutos). Sirva acompanhado de arroz integral.

Caso você ache que os temperos ficaram perdidos durante o cozimento, pode acrescentar mais um pouquinho na hora que colocar o leite de coco. No meu caso não fiz isso e achei que ficou faltando um pouquinho, principalmente do gengibre. Já o cominho achei que ficou bem pronunciado e delicioso.

Outra sugestão é utilizar gengibre ralado fresco, por mais que na receita diga para usar mesmo a versão em pó. Desta maneira, o tempero não corre o risco de ficar perdido durante o cozimento e consegue incorporar-se melhor ao leite de coco quando for introduzido no final do preparo. No fim, este frango fica uma delícia, seja ele indiano ou tailandês. A nacionalidade acaba não importando muito e sim o sabor que ficou fantástico!

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s