Complementando sabores

Adoro descobrir novos molhos para fazer como acompanhamento de um bom medalhão de filé mignon. As inúmeras combinações de ingredientes funcionam como inspiração de novas criações que um dia posso chegar a fazer (quando estiver num nível mais avançado de habilidades na cozinha).

Enquanto esse dia não chega aproveito para testar algumas receitas interessantes que ando descobrindo por aí. Esta de hoje preparei para minha mãe quando ela estava me visitando. Da minha parte achei o molho delicioso e pelo que ela me contou também achou que ficou bem gostoso. Se era mentira ou não para agradar a filhinha não tenho como saber, mas a cara está bastante apetitosa, não?

Filé mignon ao porto com mostarda

Filé mignon ao porto com mostarda

2 medalhões de filé mignon
60 ml de caldo de carne
60 ml de vinho do porto
2 col. de sopa cheias de mostarda com grãos
sal, pimenta e tomilho a gosto

Modo de preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta a gosto. Arrume numa travessa antiaderente e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por 20 minutos ou até ficar no ponto desejado. Reserve.
Para fazer o molho, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Coloque o vinho do porto e o caldo de carne na panela e deixe começar a ferver. Acrescente tomilho a gosto e mexa para cozinhar e reduzir um pouco (aproximadamente 3 minutos). Por fim, adicione a mostarda e mexa bem para incorporar. Deixe ferver mais um pouco (de 30 segundos a 1 minutos) e regue por cima do filé. Sirva acompanhado de arroz selvagem e legumes cozidos.

Rende 2 porções.

Super fácil de fazer o molho combina sabores bem interessantes que acabam complementando-se. O doce do vinho do porto e o picante e intenso da mostarda formam um par delicioso e combinam brilhantemente com o sabor característico da carne vermelha.

Se quiser deixar o molho ainda mais especial e completo vale acrescentar cebolinha picada e alho amassado. Confesso que não coloquei no dia que preparei pois não tinha esses ingredientes em casa. Numa próxima vez que fizer este prato penso também em incluir um toque de limão. Acho que o sabor irá ficar completo e maravilhoso.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Complementando sabores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s