Sofisticando o prato

Pratos sofisticados com frango, carne ou peixe já são deliciosos por si só. Por isso, saboreá-los acompanhados por arroz integral e legumes simples cozidos no vapor já basta para completar uma refeição deliciosa. Mas as vezes sentimos falta de um quê de sofisticação nos acompanhamentos, pelo menos eu sinto.

Dito isso, é mais difícil achar receitas para legumes que não sejam refeições inteiras ou sejam simples suficientes para que não roubem a cena do prato principal. Quando achei esta fiquei encantada pois parecia uma delícia e era tão simples de fazer que não ia interferir no resto do meu almoço do dia. Felizmente estava certa. O resultado foi fantástico.

Aspargo com tomates balsâmicos

Aspargo com tomates balsâmicos

150 g de aspargo fresco
8 a 10 tomates cereja
1 fio de azeite
1 col. de sopa de vinagre balsâmico
1 dente de alho picado
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Ferva 300 ml de água e cozinhe os aspargos de 2 a 3 minutos até ficarem al dente. Escorra e coloque numa bacia com água e gelo para parar o cozimento e manter a consistência crocante. Transfira para um prato e reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e refogue o alho no fio de azeite. Mexa de 15 a 30 segundos para soltar o aroma. Acrescente os tomates cereja e refogue por alguns minutos até amaciarem bem e começarem a estourar. Despeje o vinagre balsâmico e continue mexendo até engrossar (de 2 a 3 minutos). Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva por cima dos aspargos.

Super simples de fazer, este acompanhamento é uma delícia. O sabor adocicado do vinagre balsâmico complementa deliciosamente bem a delicadeza dos aspargos e dos tomates cereja. Caso ache que o molho ficou muito pouco no final, acrescente mais uma col. de sopa e espere engrossar de novo. A consistência fica fantástica.

O bom desta receita é que ela não deixa de ser um molhinho sofisticado que funciona bem regado por cima de diversos legumes. Se não gostar de aspargos, experimente com vagem macarrão ou cenouras cortadas em palitos. E para deixar ainda mais sofisticado, salpique com amêndoas picadas ou queijo feta esfarelado. Com certeza vai impressionar.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s