Os saborosos renegados

Às vezes fico me perguntando, porque será que livros e sites de receitas dão tanto destaque aos pratos principais das refeições e renegam os coitados dos acompanhamentos para um canto sem dar a menor importância a eles? Convenhamos, é bem difícil achar uma boa receita de acompanhamento fácil, gostoso e saudável nos tantos livros de culinária que existem.

Por sorte, passo tanto tempo procurando especificamente opções de acompanhamentos para minhas refeições que acabo encontrando algumas pérolas perdidas por aí. A dica que trago hoje é uma dessas, super fácil de fazer e absolutamente deliciosa. Confiram.

Ragu de grão de bico

Ragu de grão de bico

1/2 caixa de grão de bico em conserva
50 g de cebola picada
1 dente de alho amassado
100 g de cenoura em rodelas
100 g de abobrinha em rodelas
2 col. de sopa de extrato de tomate
240 ml de caldo de frango
azeite, sal e pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo:
Aqueça uma panela antiaderente e regue com um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho picados até amaciarem e ficarem aromáticos. Acrescente a cenoura cortada e refogue por mais alguns minutos para começar a cozinhar. Junte o extrato de tomate e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Despeje o caldo de frango, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo mantendo uma leve fervura por 5 minutos.
Adicione a abobrinha e continue cozinhando por mais 3 minutos. Por fim, junte o grão de bico escorrido e lavado para retirar o excesso de sal. Tempere com sal e pimenta calabresa a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos até o molho reduzir bem e engrossar levemente. Sirva como acompanhamento de um belo filé de salmão grelhado.

Nesta receita vale ressaltar a importância de seguir os passos da maneira certinha. Como a cenoura demora mais tempo para cozinhar e amolecer do que a abobrinha ela precisa ser acrescentada bem antes no processo de cozimento. É importante também deixar para colocar a abobrinha bem no final para que não fique mole demais.

Como sempre, as medidas e quantidades que dou na minha versão da receita são perfeitas para fazer o prato para uma pessoa só comer naquela hora. Entretanto, este prato é tão delicioso que valeria a pena fazer o dobro, usar a caixa inteira de grão de bico e guardar o resto do prato para saborear numa outra hora.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s