Sabores agridoces orientais

Nada melhor do que investir no consumo de peixes para manter uma alimentação balanceada e saudável. Isso porque os frutos do mar de modo geral são ricos em ômega 3, um tipo de gordura insaturada indispensável para abaixar os níveis do colesterol ruim e aumentar o nível do colesterol bom no sangue.

O salmão constitui uma das melhores fontes de ômega 3 entre os peixes. Delicioso e com sabor bem característico, pode ser saboreado de inúmeras maneiras. A culinária japonesa investe pesado no consumo de salmão na forma de sushis e sashimis. Mas para quem não gosta muito de comer peixe cru, pode preparar um belo filé de salmão com molhos deliciosos para acompanhar, como na receita divina de hoje.

Salmão assado ao molho de maracujá

Salmão assado ao molho de maracujá

1 filé de salmão (120 g)
polpa de 1 maracujá azedo
1/4 de pote de iogurte desnatado
1/2 col. de sopa de shoyu light
1/2 col. de sopa de azeite
1/2 col. de sobremesa de mel

Modo de preparo:
Posicione o filé de salmão numa forma refratária antiaderente. Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 20 minutos para começar a assar.
Para o molho, misture a polpa do maracujá, o iogurte, o shoyu, o azeite e o mel numa tigela. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Regue o salmão com o molho e volte para o forno por mais 5 minutos para terminar de assar. Sirva a seguir.

Por mais que o salmão tenha bastante gordura boa, é sempre bom regar com o mínimo de azeite ao colocá-lo para assar para evitar que fique muito seco. Normalmente evito usar óleos ou azeite quando cozinho pois a gordura boa do azeite se transforma em gordura ruim quando aquecido. Entretanto, usar bem pouquinho de vez em quando não chega a comprometer completamente uma alimentação saudável.

O molho de maracujá preparado desta maneira fica absolutamente divino. Isso porque mistura o azedinho do maracujá e do iogurte com o docinho do mel formando um sabor agridoce fantástico. Além disso, o shoyu ajuda a dar um toque oriental à receita, transformando este molho no acompanhamento perfeito para peixes como o salmão.

Por hoje é só.

Bom appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s