Substituições inteligentes

Para mim, amante de queijos, a pior parte de seguir uma dieta saudável é ter que abrir mão das inúmeras variedades existentes desse laticínio maravilhoso: o queijo. Não que não goste das versões mais magras, como ricota, cottage e outros tantos queijos brancos super saborosos. Mas de vez em quando, sinto falta de um gruyere, um camembert, um brie

E quando chega a hora de preparar risotos, como faz? Para quem conhece as receitas deste prato italiano clássico sabe que é impossível preparar um bom risoto sem uma variedade de queijos gordurosos e deliciosos. Mas foi aí que encontrei uma solução. Achei uma receita de risoto light feito com queijo cottage e resolvi experimentar no jantar que preparei quarta-feira à noite. E não é que ficou sensacional?

Digo e repito, não precisamos abrir mão dos prazeres na mesa quando buscamos uma alimentação balanceada. Basta saber procurar que achamos receitas fantásticas para qualquer ocasião. Compartilho a seguir a que preparei para o jantar.

Risoto de cottage com tomate e manjericão

Risoto de Cottage e Tomate

350 g de arroz arbóreo
4 col. de sopa bem cheias de queijo cottage
8 tomates cereja cortados em 4
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 col. de sobremesa de margarina light
manjericão fresco a gosto
1 tablete de caldo de vegetais

Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente, refogue o alho e a cebola na margarina até ficarem macios. Acrescente o arroz arbóreo e frite por uns 2 minutos. Acrescente 3 conchas do caldo de legumes preparado em 500 ml de água fervente. Cozinhe o arroz sem a tampa mexendo de vez em quando.
À medida que a água for evaporando, acrescente mais 3 conchas do caldo. Repita o processo até que o arroz esteja bem cozido (aproximadamente 20 minutos). Cuidado para não deixá-lo passar do ponto. Ele deve ficar levemente al dente. Além disso, deve restar um pouco de umidade no arroz, ou seja, a água não pode evaporar por completo.
Quando o arroz estiver pronto, acrescente o queijo e mexa bem. Ao se misturar com o restinho de água que sobrou irá formar a cremosidade característica do risoto. Por fim, adicione os tomates cortados e o manjericão. Misture bem e sirva em seguida.

A receita para fazer qualquer risoto é basicamente a mesma sempre. O que muda de um prato para outro são os ingredientes finais. Para quem não quiser deixar o prato light, bons queijos para incluir no preparo são o camembert e o gruyere. Entretanto, também é possível prepará-lo com requeijão ou cream cheese light.

O bom desta outra receita que preparei é justamente a possibilidade de proporcionar uma versão mais leve do risoto fazendo-o à base de cottage. E garanto, ficou perfeito! Se eu não soubesse qual queijo tinha sido usado no preparo não diria nunca que era cottage. Recomendo!

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s