A constante busca pela variedade

Não canso de enfatizar a importância de começar todo almoço ou jantar com um belo prato de salada. Além de garantir uma variedade maior de cores ao cardápio, ajuda a satisfazer o estômago e previne contra exageros desnecessários durante o restante da refeição.

Ao mesmo tempo, ninguém merece ficar só no alface, tomate e cenoura ralada pro resto da vida. Por isso, tenho me empenhado em achar receitas diversificadas e interessantes para incrementar minhas saladas diárias. Esta de hoje é bem diferente pois, além de combinar ingredientes inusitados, é refogada e deve ser servida quente. Ficou uma delícia.

Salada quente de repolho

Salada quente de repolho

100 g de repolho verde cortado em tiras finas
1/4 cebola roxa picada
40 g de pimentão vermelho picado
4 azeitonas verdes em rodelas

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, refogue a cebola e o repolho até murcharem. Desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Para temperar, regue com 1 col. de sobremesa de azeite, 1 col. de sobremesa de vinagre e uma pitada de sal. Sirva quente.

Apesar de ser refogada, a salada continua extremamente saudável pois o processo é feito sem adição de gorduras. Apenas algumas gotinhas de água são suficientes para cozinhar os ingredientes se você utilizar uma panela antiaderente. Caso não tenha uma, use o mínimo de azeite possível no preparo da salada.

Sempre vale lembrar que o azeite de oliva extra virgem é super saudável e contem gorduras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, estes benefícios só funcionam quando o azeite é consumido cru e frio. Ou seja, no momento em que ele é aquecido para o preparo de qualquer receita perde sua característica e a gordura boa é transformada em gordura prejudicial à saúde.

Nunca tinha provado uma salada como esta. O sabor ficou sensacional e a combinação da cebola roxa com o repolho, o pimentão e a azeitona, além de deixar o prato super colorido, encaixou perfeitamente com os temperos. Se quiser elaborar mais um pouco a salada, vale acrescentar cenoura ralada e folhas de rúcula rasgadas. O resultado é fantástico.

Por hoje é só.

Bom appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s