Quebrando o preconceito

Confesso que antes de provar tinha total preconceito contra o tofu. Achava que seria sem graça, sem gosto e servia só para quem queria perder peso. Hoje minha concepção mudou radicalmente. Além de experimentar esta delícia em restaurantes que sabiam como torná-la especial, também encontrei algumas receitas que preparei em casa. Todas me ajudaram a provar de uma vez por todas que tofu é gostoso sim, basta saber o que fazer com ele.

A princípio preparar uma refeição com base no tofu não é lá muito difícil. Por ter um sabor bem delicado e suave, este queijo feito de soja tem a capacidade de absorver praticamente qualquer tempero ou demais ingrediente que é adicionado a ele durante o cozimento. Outra dica é deixar o tofu marinando nos temperos que serão usados na receita antes de começar. Assim ele fica ainda mais empapado de sabor.

Tofu ao molho de tomate com shitake

Tofu ao molho de tomate e shitake

200 g de tofu firme
15 g de shitake seco
100 g tomate
1/4 de cebola picada
1 col. de sobremesa de azeite
manjericão fresco picado a gosto

Modo de preparo:
Retire a água da embalagem de tofu e seque o queijo com algumas folhas de papel toalha. Quando estiver bem sequinho, corte em cubos grandes e reserve. Numa tigela, coloque 200 ml de água quente e acrescente o shitake seco. Deixe descansar para hidratar por no mínimo 30 minutos. Descarte a água e reserve os cogumelos.
Numa panela antiaderente, coloque os pedaços do tofu com um fio de azeite e deixe cozinhar de 5 a 7 minutos de cada lado até dourar. Não precisa ir mexendo os cubos enquanto cozinham, apenas vire após o tempo indicado para que todos os lados dourem de maneira uniforme.
Acrescente à panela o tomate picado e o shitake hidratado. Mexa com cuidado até começarem a murchar. Por fim, coloque o manjericão picado a gosto. Sirva imediatamente com torradinhas integrais.

Se não conseguir achar manjericão fresco uma opção é usar 1 col. de sopa de molho pesto pronto. Eu prefiro sempre usar ingredientes frescos ou naturais, até porque os frascos de molho pesto industrializados geralmente vem com níveis de gordura bastante altos. Entretanto, esta dica ajuda a tornar o preparo mais rápido e prático.

Entre as receitas de tofu que já provei a versão assada com molho de laranja e aspargos ainda é a minha predileta. Entretanto, este prato chega bem perto em segundo lugar. O fato de ter shitake e molho caseiro de tomate com manjericão ajudam a deixar o tofu com um gostinho fantástico e foge dos sabores tradicionalmente asiáticos, o que não deixa de ser uma variação super bem vinda de vez em quando.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s