O casamento perfeito de temperos

A melhor parte de preparar um banquete para convidados na minha casa é que posso testar receitas que em outras ocasiões não teria a possibilidade para preparar. Isso porque como moro sozinha, por mais que dê para adaptar vários pratos para apenas uma porção, existem outros que não traduzem muito bem quanto feitos em menores quantidades.

Como não gosto de repetir pratos durante a semana, quase nunca faço uma receita para sobrar ou comer novamente no dia seguinte. Assim, quando quero preparar um prato em maiores quantidades, espero um dia que esteja cozinhando para mais pessoas. Continuando o cardápio do jantar que preparei para minhas amigas, este foi o escolhido para o prato principal.

Sobrecoxa de frango com maçã assada

Sobrecoxa de frango com maçã assada

680 g de maçã variada (de 3 a 4 unidades grandes)
4 dentes de alho amassados
sálvia, canela e noz moscada a gosto
600 g de sobrecoxa de frango sem pele e com osso
sal, pimenta, azeite e salsinha a gosto

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta a gosto e reserve. Corte as maçãs em cubos médios. Se desejar, descasque as frutas, mas não é necessário. Arrume os pedaços de maçã numa travessa e tempere com sálvia, canela e noz moscada a gosto. Junte os dentes de alho amassados e misture bem com as mãos para que fique tudo coberto.
Arrume as sobrecoxas de frango por cima das maçã. Regue com um fio de azeite e leve para assar em forno pré-aquecido a 220˚C de 40 a 50 minutos ou até que a maçã fique macia e o frango completamente cozido. Antes de servir, salpique com salsinha picada a gosto.

Rende 4 porções.

A intenção do prato era que a maçã ficasse macia o suficiente para ser amassada e servida como um purê rústico ao lado do frango. Entretanto, acho que os tipos de maçã que escolhi para o prato (usei fuji e granny smith) eram firmes demais e não tiveram tempo de amaciarem o suficiente. Talvez com outras variedades elas possam amaciar mais.

De qualquer maneira, o ponto alto deste prato foi a combinação de sabores. Maçã assada com noz moscada e canela já é uma delícia por si só. Quanto combinado com a sálvia, transforma-se num acompanhamento perfeito para a carne de frango que casa muito bem com esta erva. O fato de assar o frango por cima da maçã também ajuda a temperar a fruta com os sucos do frango que se soltam durante o cozimento. O sabor final ficou divino.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s