Aventuras no desconhecido

Depois que comecei a experimentar com comidas novas e diferentes ando descobrindo pratos sensacionais e muito gostosos. Há quem ainda tenha certo preconceito com ingredientes inusitados, como o tofu, mas eu já me considero parte do grupo que venera esta iguaria alternativa feita à base de proteína de soja.

Não vou mentir, comer tofu puro ao natural realmente não tem lá muita graça. O sabor dele individualmente é bastante suave e sem muita predominância. Entretanto, o fato dele ser justamente tão suave faz com que este queijo de soja adquira muito bem o sabor de qualquer tempero acrescentado na hora do preparo. Com isso, os melhores pratos asiáticos, cheios de especiarias deliciosas, levam o tofu como carro chefe.

Tofu assado com aspargos ao molho de laranja

Tofu assado com aspargos ao molho de laranja

200 g de tofu firme
100 g de aspargos frescos
1 col. de sopa de pasta de missô vermelho
suco de 1/2 laranja
2 col. de sopa de vinagre balsâmico
1 col. de sopa de azeite

Modo de preparo:
Numa tigela, junte a pasta de missô com o vinagre e o azeite. Mexa bem até formar uma mistura homogênea. Corte o tofu e o aspargo em pedaços pequenos e espalhe a pasta bem por todos os pedaços. Eles devem ficar completamente cobertos com a mistura.
Arrume o tofu numa forma refratária antiaderente e asse em forno pré-aquecido em 200ºC por aproximadamente 7 minutos virando na metade do tempo. Acrescente o aspargo e asse por mais 3 minutos.
Pegue o restante da mistura de missô e acrescente o suco de laranja. Mexa bem e regue por cima do tofu e do aspargo já assados. Sirva quente.

A pasta de missô é outra especialidade muito utilizada na culinária oriental. Também feita de soja, serve como base para inúmeros pratos. O mais famoso deles é o missoshiro, sopa simples japonesa feita de soja e geralmente servida no começo das refeições.

Como o missô já é bastante salgado, não há necessidade de adicionar sal no preparo do prato. O sabor da pasta misturada com o vinagre balsâmico e o suco de laranja dá ao tofu um gostinho cítrico meio agridoce delicioso. Para os receosos, vale besuntar os pedaços de tofu com uma quantidade maior da mistura. Assim, o que sobre-sai é o sabor do molho e dá quase para esquecer que está comendo tofu. Já para os que apreciam a iguaria de qualquer forma, um pouquinho da mistura já é suficiente para deixar o prato divinamente saboroso.

Por hoje é só.

Bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s